Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018, 15:10 - A | A

Quinta-feira, 22 de Novembro de 2018, 15h:10 - A | A

SERVIÇO SOCIAL

Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente tem grande participação da comunidade

O evento visou qualificar técnica e politicamente os trabalhos e debates em todo o processo conferencial acerca do tema

Leonardo Barbosa
Capital News

PMC/Divulgação

Conferência dos Direitos da Criança e Adolescente tem grande participação da comunidade

O evento foi aberto com apresentação cultural das crianças assistidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)

Na tarde desta quarta-feira (21), mais de 200 pessoas, entre crianças, jovens, adultos e idosos assistidos pela Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (Semcas) de Coxim, seus servidores, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Conselho Tutelar de Coxim participaram da 9ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. O tema foi "Proteção Integral, Diversidade e Enfrentamento das Violências".

 

A realização do evento segue as orientações do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), com vistas a qualificar técnica e politicamente os trabalhos e debates em todo o processo conferencial, o qual avançou na estruturação de proposta metodológica organizada em cinco pontos temáticos.

 

Na sequência, com a mesa formada pelas autoridades presentes - a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Natalina Souza, a titular da Delegacia da Mulher de Coxim, delegada Sandra Regina, a diretora da UFMS campus Coxim, Professora Doutora Eliene Dias, a diretora de Ensino do IFMS Coxim, Professora Mestra Paula Viana, o vereador Abílio Vanelli representando a Câmara Municipal, Daiana Oliveira da Silva, representando as crianças e adolescentes do município, o palestrante Ricardo Silva Giglio Junior, e o secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Adenilson Vilalba - foi executado o Hino Nacional.

 

Em seguida foram proferidos os discursos da presidente do CMDCA e do representante da Câmara dos Vereadores e feita a leitura do Leitura do Regimento Interno, pela conselheira Mayara Cristine Duarte,  para aprovação dos presentes.

 

Na sequência, o filósofo Ricardo Silva Giglio Junior proferiu a Palestra Magna, na qual ressaltou a importância do Estatuto da Criança e do Adolescente, no qual, destacou: "Além dos direitos, há também deveres a serem cumpridos. Os pais e responsáveis devem ouvir os filhos quando esses retornam da escola, dar-lhes um abraço, se interessarem em saber como foi seu dia na escola, pois a criança e o adolescente querem ser ouvidos pelos pais. E se os pais não o fizerem, as más companhias  o farão", alertou o professor.

 

 

Posteriormente foram formados os grupos de trabalho para apresentação de propostas e eleição dos delegados. Para o secretário Adenilson, o evento foi muito positivo: "Nossa equipe técnica, junto com os conselhos e os órgãos e entidades têm desenvolvido um bom trabalho de atendimento às crianças e aos adolescentes e debatendo políticas públicas. É um dia muito especial, agradecemos ao prefeito pelo apoio de sempre à nossa causa e pela participação de todos por se dedicarem".

Comente esta notícia