Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018, 09:38 - A | A

Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018, 09h:38 - A | A

EMERGÊNCIA

Coxim é o 19º município de MS em situação de emergência

Mais de 70 mil pessoas foram afetadas pelos estragos das chuvas em todo o Estado

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Cedec MS

Coxim é o 19º município de MS em situação de emergência

Técnicos da Defesa Civil do Estado fazem vistoria em Coxim, onde voçoroca atingiu via urbana paralela à BR-163

Mais um município decretou  situação de emergência em Mato Grosso do Sul. Em Coxim, chuvas intensas causaram danos nas áreas urbana e rural.  Atualmente, 19 cidades estão na mesma situação em todo o Estado.

 

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MS) foi comunicada nesta segunda-feira (22).  Até o momento, estão oficializados decretos municipais de emergência em Coronel Sapucaia, Deodápolis, Batayporã, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Japorã, Eldorado, Miranda, Rio Verde de Mato Grosso, Bataguassu, Porto Murtinho, Sete Quedas, Tacuru, Iguatemi, Mundo Novo, Amambai, Bela Vista, Antônio João e Coxim.

 

O Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres contabiliza 70.235 pessoas afetadas direta ou indiretamente pelos estragos causados pelas chuvas em Mato Grosso do Sul.

 

Além das chuvas intensas, há registros também de vendaval, enxurradas e alagamento. Várias das ocorrências são relacionadas ao início do período chuvoso, ainda no ano passado.

 

Nesta semana, equipes da Defesa Civil avaliarão os estragos provocados pelas chuvas em mais sete municípios: Mundo Novo, Antônio João, Caracol, Santa Rita do Pardo, Bela Vista, Corguinho e Brasilândia.

 

O coordenador da Defesa Civil Estadual, coronel Isaías Ferreira Bittencourt explica que as visitas técnicas são feitas não somente para averiguar os estragos, mas também com o intuito de identificar se eles atendem aos pré-requisitos descritos em normativa nacional como tendo sido efetivamente provocados por desastres naturais.

 

Apoio para reconstrução

Ainda na segunda-feira (22). o coordenador estadual da Defesa Civil se reuniu com equipe da prefeitura de Amambai. Assim como Porto Murtinho, a situação de emergência será homologada, via parecer no Sistema Integrado de Informações Sobre Desastres, com o intuito de buscar recursos federais para a reconstrução dos locais afetados.

 

O Estado publicou decreto estadual de emergência em outros sete municípios: Coronel Sapucaia, Tacuru, Eldorado, Novo Horizonte do Sul, Itaquiraí, Sete Quedas e Iguatemi. O intuito é enviar recursos e suporte da Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul), para recuperação estradas, pontes e acessos.

Comente esta notícia