Coxim/MS, Quinta-Feira, 18 de Outubro de 2018 | 09:32
27˚
(67) 3042-4141
Cotidiano
Quinta-Feira, 03 de Maio de 2018, 18h:56
Tamanho do texto A - A+

Hemodiálise implantada em Coxim garante tratamento a 122 pacientes

Investimento estadual de R$ 1,5 milhão equipou hospital com 18 máquinas

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Hospital Regional de Coxim

Hemodiálise implantada em Coxim garante tratamento a 122 pacientes

Na época da implantação havia 43 pacientes em atendimento. Desde então, 122 pessoas já receberam o tratamento

Cerca de 122 pessoas recebem, que vivem na região norte de Mato Grosso do Sul, utilizam o serviço de hemodiálise em Coxim. Desde a implantação, em 2016, o número de atendimentos triplicou. O trabalho abrange os municípios de Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

 

“Antes de oferecermos esse serviço, pacientes dos municípios mais distantes se hospedavam na Capital e ficavam durante toda a semana, abstendo-se do convívio familiar em razão do tratamento de saúde”, relembra Joelma Schumacher, diretora-geral da Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, que administra o Hospital Regional de Coxim (HRC) Dr. Álvaro Fontoura Silva.

 

Foram investidos R$ 1,5 milhão para equipar a unidade com 18 máquinas novas. Onze delas ficam disponíveis para o atendimento e sete como reserva para o caso de falha durante o procedimento.

 

Na época da implantação, em abril de 2016, haviam 43 pacientes em atendimento. Desde então, 122 pessoas já receberam o tratamento, sendo 91 permanentes e 31 de trânsito. Atualmente, 54 recebem cuidados semanais na unidade, divididos nos turnos matutino e vespertino. 

 

Os pacientes renais crônicos precisam da hemodiálise para se manterem vivos. O tratamento é de alta complexidade e consiste na filtragem do sangue do corpo, que durante quatro horas passa por uma máquina que elimina o excesso de sal e água. A rotina é desgastante, principalmente quando o paciente tem que percorrer milhares de quilômetros em busca de atendimento.

 

“Contra a vontade de muitos, inclusive do Ministério da Saúde, que não queria que a gente implantasse porque diz que a gente só pode em região que ultrapasse o montante de 500 mil moradores, implantamos a hemodiálise em Coxim, que hoje atende toda a região Norte”, afirmou o governador Reinaldo Azambuja.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix