Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 11 de Abril de 2018, 14:56 - A | A

Quarta-feira, 11 de Abril de 2018, 14h:56 - A | A

Ação social e cidadania

Novo prédio do IML de Coxim é entregue pelo Estado

Cinco internos do presídio de regime fechado do município realizaram a obra

Flávio Brito
Capital News

Divulgação/Assessoria

Novo prédio do IML de Coxim é entregue pelo Estado

A reforma da nova sede do Instituto Médico Legal (IML) de Coxim foi entregue nesta terça-feira (10). Ao todo, cinco internos do presídio de regime fechado do município realizaram a obra, por meio da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen).

 

De acordo com as informações divulgadas pela assessoria de imprensa do governo, nesta quarta-feira (11), o antigo IML funcionava em um espaço anexo ao Estabelecimento Penal Masculino de Coxim (EPMC). A nova área está instalada junto ao hospital municipal. A reforma durou em torno de 70 dias e consistiu na revitalização da parte elétrica, hidráulica, de alvenaria, troca de janelas e de telhas, instalação de portas, construção do muro, do estacionamento, de calçadas, além de uma área nos fundos, entre outras ações.

 

“A presença do IML no presídio acabava atrapalhando também a rotina de segurança, e essa separação total traz  uma tranquilidade maior nos desenvolvimentos dos nossos trabalhos”, destacou o diretor da unidade penal,  Edílson Ferreira, que coordenou a execução das obras pelos presos, com o apoio da equipe de servidores penitenciários.

 

Com a retirada do IML da área do presídio, o espaço agora será aproveitado pela unidade prisional com novos alojamentos para abrigar a massa carcerária local. Além disso, o estabelecimento penal está recebendo a ampliação de outras 144 novas vagas.

 

Custeada com recursos do Conselho de Segurança de Coxim, a obra também proporcionou capacidade para melhor atendimento à população local nos serviços prestados pela equipe da Coordenadoria de Perícias, além de ter representado economia aos cofres públicos e servir de exemplo de reinserção social de apenados.

 

“Iniciativas como essa demonstram o compromisso do sistema penitenciário de Mato Grosso do Sul em proporcionar mecanismos de reinserção social, comprometendo-se também a contribuir diretamente com benefícios a toda a população, destacou o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves. “Isso tem maior efetividade por meio de parcerias”, complementou, agradecendo a todos os colaboradores.

 

Comente esta notícia