Notícias de Coxim e MS | Capital News

Quarta-feira, 05 de Julho de 2017, 14h:39

Imunização contra leishmaniose em cães no Aparecida Pedrossian, segue até quinta-feira (6)

A vacina não é ofertada no serviço público de saúde brasileiro, mas é vendida no comércio para imunizar cães sadios

Cristiano Arruda
Capital News

Divulgação

CCZ de Três Lagoas vacina cães e gatos contra a raiva neste sábado

Vacina será aplicada em cães no bairro Maria Aparecida Pedrossian

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) vai vacinar até quinta-feira (6), contra a leishmaniose, cães do Bairro Maria Aparecida Pedrossian. Campo Grande foi selecionado com outras duas capitais (Brasília e Fortaleza) para receber as vacinas doadas pelo laboratório Hertape/Ceva.

 

A vacina contra a leishmaniose não é ofertada no serviço público de saúde brasileiro, mas é vendida no comércio para imunizar cães sadios e em caso negativo da doença. É a primeira vez que a vacinação é realizada em larga escala na Capital.

 

Cada animal recebe três doses da vacina com intervalo de 21 dias em cada aplicação e a expectativa é imunizar 700 cães. Ao concluir a última dose, o tutor recebe a caderneta com todos os registros de vacina.

 

O Bairro Maria Aparecida Pedrossian foi escolhido pelos técnicos de CCZ por ter uma população canina muito próxima da quantidade de doses disponíveis e, recentemente, os animais da região foram testados para leishmaniose. Outro critério de escolha foi a alta incidência da doença diagnosticada em animais.

 

Os médicos veterinários junto com a equipe de agentes comunitários, percorrem o bairro desde a segunda-feira (3) e seguem até quinta-feira (6) entre os horários de 07h às 11h da manhã.