Notícias de Coxim e MS | Capital News

Domingo, 09 de Julho de 2017, 12h:44

IFMS Coxim tem primeira apresentação de TCC em Libras

João Paulo Francisco de Azevedo concluiu o curso Técnico Integrado em Informática na Unidade

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

IFMS Coxim tem primeira apresentação de TCC em Libras

João Paulo Francisco de Azevedo concluiu o curso Técnico Integrado em Informática na Unidade

Instituto Federal do Mato Grosso do Sul tem a primeira apresentação de trabalho de conclusão de curso em Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizado pelo acadêmico João Paulo Francisco de Azevedo na última terça-feira (04).

Aluno do curso técnico integrado em informática, João Paulo, que é surdo, pôde aliar o conhecimento adquirido no IFMS à sua experiência pessoal. O acadêmico apresentou o trabalho “Vocabulário de Informática em Libras”, de conclusão do curso técnico integrado em Informática.

De acordo com João Paulo, “Percebi que teria que superar as barreiras, principalmente a da comunicação. Quero mostrar a outros alunos surdos que somos todos iguais e capazes, pois com esforço podemos superar as barreiras, principalmente o preconceito, e efetivar a inclusão”,  

Durante a realização do curso, as intérpretes do estudante foram Aline Oliveira e Eva Silva. A última acompanhou-o durante a apresentação do TCC e afirmou que isso demonstra que estudantes surdos possuem capacidade de realizar qualquer curso regular da instituição.

Para Eva Silva, “Nosso campus está aberto para receber alunos portadores de deficiências, para que todos tenham a oportunidade de crescimento pessoal e profissional”, pontua a intérprete.
João Paulo irá continuar os estudos na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde foi aprovado na seleção para a Licenciatura em Letras/Libras.

TCC

O estudante desenvolveu um glossário de sinais dos termos técnicos de conteúdos abordados durante o curso, como linguagem de programação, desenvolvimento web, banco de dados e engenharia de software.
O trabalho de conclusão de curso foi orientado pelo professor Tony Santos, na área de informática, com coorientação do docente Carlos Terrazas, na área de Libras.

Segundo Tony, o conhecimento pessoal do problema, da parte do estudante, foi fundamental para sua motivação e resultados apresentados. “O João é um aluno muito esforçado, durante a orientação sempre foi muito pró-ativo, na escolha do seu tema, na frequência nas reuniões para a elaboração do trabalho”.

O coorientador também destacou a importância do TCC. “Os termos técnicos na área de informática são, em sua maioria, no idioma inglês, o que aumenta ainda mais a dificuldade para alunos surdos entenderem seu significado, ampliando o valor do trabalho apresentado pelo estudante”, ressaltou Terrazas.