Notícias de Coxim e MS | Capital News

Quarta-feira, 14 de Fevereiro de 2018, 17h:29

Obras reforçam segurança no presídio de Caarapó

Novo muro está sendo construído pelos detentos; também será instalada torre de vigilância

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Governo de MS

Obras reforçam segurança no presídio de Caarapó

Os detentos começaram a construção do muro há cerca de uma semana

Para reforçar a segurança, um novo muro está sendo construído no  Estabelecimento Penal Masculino de Regime Fechado de Caarapó. As obras tiveram início há cerca de uma semana e são executadas com trabalho de detentos.

 

O atual muro de 1,70 metro é em parte composto por alambrados. Será construída uma estrutura reforçada de 4 metros de altura, em todo o entorno do presídio. O projeto  prevê, ainda, a instalação de uma torre de vigilância.

 

Conforme o diretor da unidade penal, agente João José Rauber, a obra é de extrema importância para garantir melhorias no controle do ambiente e contribuir nos trabalhos desenvolvidos pelos agentes penitenciários. “É necessário destacar o apoio dos parceiros para que a construção se tornasse possível. Isso demonstra a dedicação de todos para oferecermos um cumprimento de pena efetivo”, declarou.

 

O Estabelecimento Penal foi assumido em novembro do ano passado pela Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen). O prédio antes funcionava como uma cadeia pública e era administrado pela Polícia Civil. A construção é executada por meio de parceria com Poder Judiciário, Prefeitura, Ministério Público, Sindicato Rural e o Conselho da Comunidade, além do apoio da sociedade de Caarapó. 

 

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, agente Aud de Oliveira Chaves, as adequações estruturais são necessárias para a implementação de ações de segurança, assistência e reintegração social.Outros ajustes necessários serão feitos de maneira gradativa e dentro do possível. “Além da custódia desses internos, precisamos realizar iniciativas de reinserção, como implementação de educação, oficinas de trabalho, assistência religiosa, entre outros, e isso tudo demanda uma série de providências”, frisou.

 

Ações de Saúde

Governo de MS

Obras reforçam segurança no presídio de Caarapó

Foram realizados exames para detectar possíveis enfermos e realizar o tratamento devido

Dentro desse processo de melhorias realizadas, foi promovido um mutirão de saúde com todos os internos do presídio. Foram feitos exames de escarro, para detectar tuberculose, e de sangue, para identificar possíveis Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). Já existe o planejamento para construção de salas de dentistas e a programação para a campanha de vacina contra a febre amarela entre os detentos.

 

“Por ser uma unidade assumida há pouco tempo, esse é um procedimento padrão, com o intuito de analisarmos a população carcerária existente e detectar possíveis enfermos para realizar o tratamento devido, além de prevenir novas doenças”, explicou administrador do presídio, agente Claudemir Moraes.