Notícias de Coxim e MS | Capital News

Terça-feira, 13 de Novembro de 2018, 10h:37

Moradores de rua recebem abordagem social do CREAS

Projeto da prefeitura de Coxim deve identificar essas pessoas e buscar soluções imediatas para garantir a integridade delas

Leonardo Barbosa
Capital News

Prefeitura de Coxim/Divulgação

Moradores de rua recebem abordagem social do CREAS

Assistir pessoas vulneráveis e hipossuficientes, cadastrando e verificando se os direitos básicos deles estão sendo atendidos, é a principal função das abordagens

Servidores do Centro de Referência Especializado da Assistência Social (CREAS), unidade da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) realizam ao longo do ano, abordagem social a pessoas em situação de rua.

 

O objetivo é identificá-las e saber os motivos de viverem nessas situações, muitas vezes insalubres, visando buscar soluções imediatas de forma a garantir a integridade das mesmas e a ordem social.

 

Essas ações são rotineiramente realizadas nos arredores de praças, da Feira do Produtor, de lojas de conveniência e bares, da rodoviária, entre outros pontos de Coxim, explica o secretário municipal de Cidadania e Assistência Social, Adenilson Vilalba.

 

"Na maioria das abordagens, as pessoas em situação de rua são resistentes às orientações e encaminhamentos necessários para melhorar a qualidade de vida. Algumas sofrem de alcoolismo, fazem uso de drogas ilícitas, o que acaba que fiquem em situação degradante e insalubre", explica o secretário.

 

Ele ressalta que essas pessoas são atendidas pelos assistentes sociais, são psicólogos e profissionais de Serviço Social do quadro da Secretaria, e que em parceria com outras instituições, o poder público oferece assistência à saúde aos mesmos.

 

 

Os que são oriundos de outras cidades, a secretaria custeia a passagem de ônibus e encaminha para a origem. Os que residem em Coxim, os assistentes sociais contatam as famílias para fortalecer o vínculo. "A atenção familiar é fundamental. Seguimos com nosso trabalho, a dedicação de nossos servidores em resolver essa grave questão que envolve toda a sociedade. É preciso lidar de forma sensível com essas pessoas e para isso é necessária a compreensão da população", resumiu o secretário.