Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Cotidiano Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019, 12:12 - A | A

Terça-feira, 19 de Fevereiro de 2019, 12h:12 - A | A

DESCASO

Prefeitura é denunciada por Vereadora por situações precárias do Conselho Tutelar de Coxim

Presidente da Comissão de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, vereadora Lucia da AAVC visitou a sede do Conselho e constatou a situação precária da estrutura do prédio.

Flavia Andrade
Capital News

Valdeir Simão / Diário - X

Prefeitura é denunciada por Vereadora por situações precárias do Conselho Tutelar de Coxim

Presidente da Comissão de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, vereadora Lucia da AAVC visitou a sede do Conselho e constatou a situação precária da estrutura do prédio.

 

A vereadora Lucia da AAVC (PR), é presidente da Comissão de Defesa da Mulher, Criança, Adolescente e Idoso, na Câmara do município e visitou a sede do Conselho Tutelar em Coxim, situado na Rua Herculano Pena esquina com a Rua Coronel Manoel Mariano, no centro da cidade. 

 

Para a parlamentar, a situação precária da estrutura física do órgão está colocando em risco a vida dos conselheiros tutelares e usuários. O prédio é alugado, muito antigo e ao solicitar a opinião do engenheiro do município, o mesmo afirmou que a edificação precisa de reparos urgentes, visto que o teto a qualquer momento pode desabar.

 

O veículo do conselho se encontra em situação precária, estragado, estacionado na garagem da SEMCAS, pois segundo informações, a Prefeitura não tem verba para o conserto e manutenção. A secretaria de Assistência Social é quem tem cedido o veículo da unidade para prestar suporte para o trabalho dos conselheiros tutelares.

 

Há mais de quatro anos e meio o conselho não tem motorista, fazendo com que os conselheiros desempenham "dupla função", colocando em risco a integridade dos usuários pela falta de experiência ao exercer função que não lhe competem.

 

A limpeza e organização do local, se encontra deficiente, uma vez que o prédio não tem serviço de limpeza, nem recepcionista e muito menos pessoal administrativo, prejudicando o atendimento a crianças e adolescentes.

 

A única estagiária disponível teve o contrato encerrado, há mais de 8 meses, trazendo transtornos ao atendimento do público e até prejuízos aos funcionários.

 

Ainda segundo a vereadora Lucia da AAVC, "O órgão encarregado pela sociedade de zelar pelos direitos das crianças e adolescentes, anda esquecido e abandonado pelo Poder Executivo de Coxim. O Conselho Tutelar está sendo tratado como prédio abandonado quando se fala onde está situado.  O banheiro serve de arquivo para documentos, tendo em vista que é o único ambiente que não molha quando chove, além de contar com apenas um ventilador que foi doado", destaca parlamentar.

 

(** Com informações do Diário-X )

 

Comente esta notícia