Notícias de Coxim e MS | Capital News

Segunda-feira, 11 de Março de 2019, 17h:31

OAB de Coxim realizou ações e palestras em comemoração ao Dia da Mulher

Também houve minicurso de maquiagem e exposição do Sebrae Mulher

Flavia Andrade
Capital News

Divulgação/Assessoria

OAB de Coxim realizou ações e palestras em comemoração ao Dia da Mulher

Também houve minicurso de maquiagem e exposição do Sebrae Mulher

 

A OAB de Coxim realizou em parceria com a Caixa de Assistência dos Advogados (CAAMS - Coxim), Escola Superior da Advocacia (ESA-Coxim), Comissão da Mulher Advogada de Coxim, Poder Judiciário e Secretaria Municipal de Saúde de Coxim-MS, eventos com ciclo de palestras voltadas aos temas: Mulher empreendedora; boas práticas no parto; violência obstétrica; violência contra mulher e feminicídio; prerrogativas da mulher advogada, bem como a visibilidade da mulher com deficiência.

 

Para a Presidente da Subseção de Coxim Dra. Valéria Ferreira de Araujo Oliveira, “Debater esses temas é essencial para que o público feminino cada vez mais tome ciência do poder que tem em suas mãos, e que devemos sim nos empoderarmos, para que possamos fazer valer o direito que a nós é conferido pela Constituição Federal ‘De que todos somos iguais perante a lei, sem distinção entre homens e mulheres”, afirma.

 

Valéria Oliveira avaliou ainda que a violência contra mulher é um problema de toda sociedade e que todos devemos cuidar para que não haja mais vítimas deste crime brutal, denunciando sempre que ver ou souber desse tipo de agressão. Relatou ainda que as mulheres devem continuar a luta daquelas que um dia batalharam pelos direitos sociais já conquistados, como o direito ao voto nas eleições.

 

A Primeira palestra foi ministrada pela Advogada e professora Dra. Nabhia Maksoud, a qual abordou o tema da mulher empreendedora, incentivando e motivando mulheres a atuarem no mercado de trabalho.

 

Houve também uma exposição da representante do Sebrae de Coxim, onde apresentou alguns programas oferecidos as mulheres que desejam ter sua independência financeira abrindo seu próprio negócio.

 

A funcionária do Boticário de Coxim, Divina Araújo, ministrou um workshop de automaquiagem e ainda sorteio de brindes para as mulheres participantes.

 

Palestraram profissionais da Área da Saúde, sendo a médica Dra. Sara Belo, a Enfermeira e professora do campus da UFMS de Coxim Viviam Coutinho Galeski Prudêncio e a Psicóloga Rosangela Maria Resende, onde trataram dos temas de violência obstétricas e boas práticas no parto.

 

Já a Juíza da Vara Criminal de Coxim Dra. Tatiana Dias de Oliveira Said, palestrou a respeito da Violência contra Mulher e Feminicídio, destacando Mato Grosso do Sul como o Estado que lidera o ranking deste crime, mas informou que as mulheres estão mais confiantes para denunciar seus agressores, entretanto ainda há muito a se fazer para coibir tais práticas.