Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Cotidiano Sábado, 16 de Março de 2019, 11:16 - A | A

Sábado, 16 de Março de 2019, 11h:16 - A | A

Participação

Projetos de Pesquisa do IFMS na área de Alimentos são finalistas na maior feira do país

Dois projetos estão classificados para a edição 2019 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada entre 19 e 21 de março, em São Paulo.

Flavia Andrade
Capital News

Deurico/Capital News

IFMS

Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS)

 

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) constatou que, a cada refeição posta à mesa, pode conter muito mais ciência do que se imagina, esse resultado, deu-se após pesquisas desenvolvidas no Campus Coxim. Com isso, Dois projetos estão classificados para a edição 2019 da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), que será realizada entre 19 e 21 de março, em São Paulo.

 

Os objetivos dos trabalhos são: investigar o potencial de alimentos que, na maioria das vezes, é desconhecido entre a população.

 

O projeto desenvolvido pelo estudante Vinicius Carneiro, aponta o “Estudo das propriedades nutricionais e antioxidantes do fruto de ivapovó (melicoccus lepidopetalus)", avaliando as propriedades da fruta, típica do Pantanal, mas pouco conhecida em áreas urbanas. Buscando um tema inédito, o estudante desenvolveu a pesquisa orientado pela professora Angela Kwiatkowski.

 

Para Vinicius Carneiro, “O ivapovó é consumido pela população em nossa região, mas praticamente não há registros na literatura sobre suas características e potencialidades. Verificamos que ele possui importantes características antioxidantes, tanto na polpa como na semente”, afirma.

 

A outra pesquisa da área que também será apresentada na Febrace é o “Uso da bioimpedância elétrica para avaliar a qualidade dos alimentos”, esta, desenvolvida por um grupo de estudantes, sendo eles: Paulo Melo, Sandy Pacheco e Sindy Dantas. Atualmente, apenas o primeiro segue no projeto, orientado pelo professor Davi Oliveira. 

 

De acordo com o estudante Paulo Melo, “Submetemos a banana à análise por três dias e verificamos que a resistência da fruta à corrente elétrica aumentava com o passar do tempo, considerando sua perda de água. Participar deste projeto foi muito bacana pois pude aprofundar muitos conceitos da Física, e me surpreendi ao conhecer como as diversas áreas do conhecimento podem se relacionar, como a de Física e a de Alimentos”, Destaca.

 

O Campus Coxim alcançou destaque através das pesquisas da área relacionadas ao curso técnico integrado em Alimentos e, ainda, à possibilidade de verticalização na formação do estudante, com o curso superior de Tecnologia em Alimentos.

 

Além destas, outra pesquisa também do Campus Coxim será apresentada na Febrace 2019, sendo ela o Potencial de insetos, onde a “Avaliação do potencial antibiótico de espécies de baratas periplaneta americana e gromphadorhina portentosam", das estudantes Gabriela Talevi, Meline Pinheiro e Samara Oliveira.

Ao todo serão apresentados 14 projetos do IFMS, na Febrace, que é considerada a maior feira de ciências para estudantes de nível médio no país.

 

Mato Grosso do Sul será representada além dos projetos de pesquisa do IFMS, por outros 11 de diversas instituições de ensino públicas e privadas no evento.

 

Com 12 prêmios conquistados no ano passado na Febrace, o IFMS passou a acumular 88 premiações em sete anos consecutivos de participação no evento.

 

Comente esta notícia