Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Sexta-feira, 09 de Março de 2018, 10:10 - A | A

Sexta-feira, 09 de Março de 2018, 10h:10 - A | A

PECUÁRIA

Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte é inaugurado

Atividades já iniciaram com o 1º Encontro da 1º Encontro da Assistência Técnica e Gerencial

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Chico Ribeiro

Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte é inaugurado

O lançamento reuniu produtores rurais, lideranças do agronegócio e autoridades

O Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) foi inaugurado em Campo Grande, para formar mão de obra especializada. O lançamento reuniu produtores rurais, lideranças do agronegócio e autoridades na noite de quarta-feira (07). As atividades no Centro já iniciam, com o 1º Encontro da Assistência Técnica e Gerencial, realizado nesta quinta-feira (8). 

 

Com o tema ‘Profissional dos novos tempos’, o encontro reuniu cerca de 110 profissionais que atuam na assistência técnica e gerencial nas atividades produtivas: piscicultura, atividade florestal, bovinocultura de corte, bovinocultura de leite e hortifruticultura. O evento contou com palestra sobre o setor, perfil do profissional, ética e motivação, além de atividades vivenciais com foco no aprimoramento de competências e desenvolvimento de habilidades.

 

O centro foi instalado na sede da Embrapa Gado de Corte, por meio de parceria da instituição com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).  A partir do segundo semestre de 2018, será oferecido o curso técnico em Agropecuária com especialização em Bovinocultura de Corte, para o trabalho com criação e cuidados de bovinos

 

Durante a inauguração, o governador Reinaldo Azambuja falou sobre o Estado ser destaque nos mercados consumidores de carne. “Somos o quarto rebanho do País, mas  somos o segundo em volume de oferta tanto para o mercado interno quanto para o externo porque nossa carne tem qualidade. Estamos crescendo”, afirmou.

 

Ao analisar a importância dos técnicos que serão capacitados no Centro, o presidente da CNA, João Martins, destacou que os profissionais terão papel fundamental por possibilitarem que a tecnologia de instituições, como a Embrapa, cheguem aos produtores rurais. “Aproximadamente 300 mil produtores rurais produzem 80% da produção brasileira. É com a assistência técnica que nós vamos transformar o meio rural, fazer com que 500 mil pequenos produtores se tornem mais eficientes, com a geração de emprego e renda no campo”, destacou.

 

Estrutura

Centro de Excelência em Bovinocultura de Corte é a segunda unidade de uma rede integrada de ensino voltada para educação profissional e tecnológica a ser inaugurada pela CNA. O local tem aproximadamente, 2.000 m² distribuídos em 7 blocos, com laboratórios didáticos e de informática, área de convivência e outros departamentos, levando em consideração a acessibilidade para atender pessoas com necessidades especiais.

 

A unidade vai disseminar conhecimento, inovação e incentivar a pesquisa para o desenvolvimento da cadeia produtiva de bovinocultura de corte, que requer profissionais cada vez mais capacitados. Pessoas de todos os estados que queiram investir numa carreira no setor vão poder estudar gratuitamente.

 

O especialista técnico em Bovinocultura de Corte será capaz de atuar em propriedades rurais, empresas de consultoria, agroindústrias, instituições de assistência técnica, extensão rural e pesquisa, comercialização de equipamentos e produtos agrícolas, cooperativas, associações rurais, entre outros.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS