Campo Grande Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Rural Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2018, 09:46 - A | A

Terça-feira, 27 de Fevereiro de 2018, 09h:46 - A | A

AGROPECUÁRIA

Emissão de carbono na agropecuária será debatida em fórum

Evento abordará práticas sustentáveis e redução da emissão de carbono no setor

Esthéfanie Vila Maior
Capital News

Famasul

Emissão de carbono na agropecuária será debatido em fórum

Evento acontece nos dias 27 e 28 deste mês, na sede da Famasul

Começa nesta terça-feira (27) o fórum “Oportunidades de precificação de carbono no setor agropecuário”. O evento contará com a presença de pesquisadores e representantes do segmento empresarial e autoridades governamentais. A programação segue até quarta-feira (28), na sede da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul).

 

O fórum vai debater a adoção de práticas sustentáveis que promovam a redução das emissões de carbono na produção agropecuária. Além disso, vai abordar as possibilidades de inclusão de ferramentas de precificação.

 

Com foco na futura regulação do setor no Brasil, o evento levará em consideração os avanços das pesquisas em quantificação e sequestro de carbono nos diferentes sistemas de produção, além do programa de descarbonização firmado na COP21, na França.

 

Políticas para a precificação, Acordo de Paris, inventários nacionais de emissões e panorama internacional estão entre os assuntos a serem discutidos por especialistas dos Ministérios da Fazenda; Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações; Banco Mundial; Embrapa; Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA); WRI Brasil, dentre outros.

 

O Fórum é realizado pela organização WRI Brasil, Embrapa, Sistema Famasul e Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro-MS).

 

Carne Sustentável do Pantanal

Além do debate, também serão lançadas medidas de apoio à produção de Carne Sustentável no Pantanal. O objetivo do Governo de MS é fomentar a competitividade e incentivar a pecuária bovina de baixo impacto ambiental. 

 

O apoio à produção de Carne Sustentável no Pantanal será inserido no contexto do Programa de Avanços na Pecuária de Mato Grosso do Sul (Proape), instituído pelo decreto nº 11.176, de 11 de abril de 2003, na parte relativa à bovinocultura. 

 

Serviço

Fórum “Oportunidades de precificação de carbono no setor agropecuário” 

Data: 27 e 28

Horário: às 8h

Local: auditório da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Famasul)

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS