Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Rural Domingo, 24 de Janeiro de 2016, 10:59 - A | A

Domingo, 24 de Janeiro de 2016, 10h:59 - A | A

Soja 2016

Estado recebe Rally da Safra 2016 com expectativa de colheita de 99,2 milhões

A área plantada é estimada em 32,9 milhões de hectares ou 3% superior à passada

Juliana Vilas Boas
Capital News

Divulgação/Aprosoja

Com trégua das chuvas,  produtores de soja aceleram colheita

Produtores de soja aceleram colheita precoce

 

O Rally da Safra 2016 vai a campo com a expectativa de uma safra brasileira de soja com 99,2 milhões de toneladas. O crescimento é de 2% em relação à safra passada (97,2 mmt.). A área plantada é estimada em 32,9 milhões de hectares ou 3% superior à passada (32,1 milhões de hectares) e começa nesta segunda (25) em Campo Grande.

“Goiás, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina apresentam viés de alta e alguns estados caminham para a definição, como Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. O Mato Grosso, com viés de baixa, pesa muito nos números. Caso haja diminuição de uma saca por hectare no estado, a perda total será de 546 mil toneladas. Temos ainda as regiões com atrasos, como o Leste do Mato Grosso, Noroeste de Minas Gerais, Oeste da Bahia, Sul do Maranhão e Piauí. Os demais estados são neutros e não esperamos mudanças significativas daqui para frente”, explica André Pessôa, coordenador do Rally e sócio diretor da Agroconsult, realizadora do projeto.

Ponto positivo nesta safra é a redução no número de aplicações de defensivos contra pragas e doenças - de 1 a 1,5 aplicação, se comparada com o mesmo período do ano passado. “É preciso olhar com atenção esse ponto positivo que é a redução de custo com defensivos. E este foi o primeiro ano com forte impacto da soja Intacta, ajudando na redução da pressão das lagartas”, diz Pessôa.

 O Rally da Safra 2016 chega à 13ª edição patrocinado pelo Banco do Brasil, Bayer, Monsanto, Mosaic e Volkswagen, com apoio da BM&FBOVESPA, FIESP, Agrosatélite, Agroipês, Impar Consultoria no Agronegócio e Universidade Federal de Viçosa.

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS