Coxim/MS, Terça-Feira, 25 de Fevereiro de 2020 |
27˚
(67) 3042-4141
Colunistas
Domingo, 15 de Dezembro de 2019, 11h:52
Tamanho do texto A - A+
Colunistas

Cinco cuidados para se ter com as crianças durante o verão

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Divulgação

ColunaBem-Estar

As crianças se divertem muito no verão: a presença do sol estimula atividades fora de casa e viagens para a praia. Neste período, contudo, é necessário tomar alguns cuidados para que os pequenos não passem mal ou para que a alimentação não saia do controle. São muitos aspectos que devem ser observados nessa estação do ano. Abaixo, confira cinco cuidados para se ter com eles na época mais quente do ano:

1 . Prefira alimentação leve
As crianças estão de férias e a tendência é deixá-las comer o que elas mais desejam. Elas não devem ser privadas disso, mas é importante sempre ter em mente que uma boa alimentação é necessária para ter energia para se divertir e também para manter as funções do organismo em ordem. Prefira, nesse sentido, alimentos menos gordurosos e mais leves, porque eles podem ser digeridos de forma mais fácil em temperaturas mais elevadas.

2. Aposte em roupas frescas
Parece óbvio, mas essa dica é extremamente importante. As crianças devem se sentir confortáveis com a roupa que estão vestindo e por isso o mais adequado são tecidos de algodão, por exemplo. Deixe-as descalças quando possível, mas se houver necessidade de um calçado, opte por aqueles abertos ou mais confortáveis, como uma papete infantil. No caso de recém-nascidos, é importante dizer que eles também sentem calor. Roupas frescas é o mais recomendado, além de banhos com água na temperatura ambiente.

3. Hidratação
Quando a temperatura está alta, o corpo perde mais água em uma velocidade muito alta. Por este motivo, sempre estimule que as crianças bebam água com frequência. Se necessário, compre uma garrafa para facilitar esse processo. Sucos e outros líquidos podem ser tomados, mas o que fornecerá a hidratação adequada é a água. Frutas também podem ajudar, mas não podem substituir o consumo. Também faça pausas durante os passeios para se hidratar, juntamente com as crianças.

4. Atenção máxima com o sol
A exposição excessiva aos raios ultravioleta pode provocar diversos problemas de saúde e até câncer de pele. Por este motivo, a atenção deve ser redobrada com o sol no verão. Bebês de até seis meses não podem utilizar produtos de proteção por causa das substâncias químicas e por isso a exposição deve ser a menor possível. Até os cinco anos, use apenas os protetores solares infantis. Depois de entrar na água, é necessário passar novamente o protetor quando sair da piscina ou do mar. O horário mais adequado de exposição no sol é até às 10h e a partir das 16h.

5. Tome medidas de segurança em piscinas e no mar
As crianças devem sempre estar acompanhadas de um responsável adulto tanto na piscina quanto no mar. No primeiro caso, também é importante se certificar sobre a segurança dos ralos e se eles possuem telas protetoras. No mar, é crucial ficar em alerta sobre o nível da maré e sempre estar perto da criança, evitando que ela vá para o fundo.

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix