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Sua coluna mais saudável: descubra a postura correta para trabalhar

Por Pérola Cattini

Da coluna Bem-Estar
Artigo de responsabilidade do autor

Saiba como sua postura no trabalho pode trazer mais saúde para o dia a dia

Divulgação

ColunaBem-Estar

O debate sobre as modificações no trabalho e no mercado de trabalho falam bastante sobre a capacitação profissional mais adequada e sobre as leis trabalhistas, que vêm sendo alteradas para atender aos interesses desse novo cenário. Porém, com cada vez mais pessoas exercendo atividades que exigem ficar sentado por várias horas, é necessário também se preocupar com o bem-estar.

Muitas pessoas que passam várias horas de seu dia na mesma posição costumam se queixar de dores na coluna. Isso pode ficar ainda mais grave quando a postura coloca a coluna em posições inadequadas.

Veja algumas dicas de como manter uma boa postura, principalmente na frente do computador, evitando problemas e desconfortos na coluna.

Costas sempre eretas
Uma das dicas fundamentais para quem deve ficar sentado por várias horas de seu dia é manter a coluna ereta. Isso é muito importante para evitar dores nas costas e pode ser facilmente alcançado: basta sentar-se em uma cadeira ereta e manter o pescoço bem alinhado com as suas costas.

O adequado é que as pernas também acompanhem a postura da coluna, se mantendo retas. Ou seja, você deve manter seus pés no chão, ao invés de trabalhar com as pernas cruzadas. Para isso, ajuste a sua cadeira, para que ela esteja perfeitamente alinhada com o piso.

Troque de cadeira
Se a cadeira que você utiliza em seu dia a dia não possui o apoio mais adequado para a sua coluna e o restante do seu corpo, substitua por um modelo mais ergonômico. As cadeiras ergonômicas são muito importantes para evitar esses problemas, além de trazerem mais conforto.

Para as pessoas que já sofrem com problemas de coluna, no entanto, apenas mudar a cadeira pode não ser o suficiente. Além de fazer os exames adequados e começar o tratamento indicado por um especialista, o aconselhável é usar o mocho, para se manter na postura adequada.

Monitor na altura dos olhos
Uma outra coisa que pode prejudicar a sua coluna é a angulação da sua cabeça. Para evitar que ela fique levemente tensionada para baixo, causando dores na região cervical, o monitor deve estar na altura dos seus olhos.

O mesmo cuidado deve ser aplicado à utilização do mouse e do teclado. Seus ombros não devem ficar contraídos ou levantados. Você deve ter uma postura confortável – se for necessário, troque a mesa e adquira apoios, para o computador ficar na posição correta.

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