Coxim/MS, Segunda-Feira, 24 de Janeiro de 2022 |
27˚
(67) 3042-4141
Cotidiano
Sexta-Feira, 26 de Novembro de 2021, 16h:11
Tamanho do texto A - A+

Alerta: Mato Grosso do Sul registra 26 variantes da covid-19

SES ainda alerta que a pandemia não passou e vírus está em todos os municípios do Estado

Elaine Silva
Capital News

Divulgação

covid-coronavírus-uti-exames

Exames covid-19

Mapeamento Genômico da covid-19, realizado pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) identificou 26 linhagens do SARS-CoV-2, sendo que a P1 e suas variantes são as mais prevalentes, correspondendo a 58,1% das amostras sequenciadas por laboratórios de referência nacional. A SES ainda realizou um  alerta para a população e lembra que a pandemia do coronavírus ainda não passou e que há a presença de variantes em todas as regiões de Mato Grosso do Sul

 

Para o mapeamento genômico, o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen) enviou 963 amostras para sequenciamento nos laboratórios de referência da Fiocruz/RJ, Fiocruz/ AM e Instituto Adolfo Lutz/SP, sendo que 533 foram sequenciadas e mais 119 amostras foram sequenciadas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, totalizando 652 amostras.

 

Além da P1, o levantamento também identificou a presença de outra variante, a Delta, que corresponde a 14,7% dos casos, segundo a SES. “Sabemos que estamos próximos das comemorações de final de ano. Então, vale lembrar que mesmo quem tomou a vacina pode ser contaminado pelo vírus. Então, é importante que as pessoas não esqueçam das medidas de biossegurança e faça o uso de máscaras, higienização das mãos e evite aglomerações. Caso ainda não tomou vacina, que se vacine! Não podemos baixar a guarda quanto a este virus”, relatou o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende. 

 

Durante a live para divulgação do boletim, nesta sexta-feira (26), o secretário falou sobre a nova variante detectada na África do Sul. Geraldo ainda alertou sobre uma nova síndrome viral. 

 

Dados 

Mato Grosso do Sul não registrou nenhuma morte por covid-19, segundo boletim desta sexta-feira (26) da Secretária de Estado de Saúde (SES). Em relação aos pacientes internados são 55 no momento, sendo 29 em leitos clínicos e 26 na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo).

 

Ao todo o Estado registra 9.677 mortes,  378.445 casos confirmados , 367.784 recuperados, 1.107.006 casos notificados, 728.313 foram descartados, 48 testes em análise no Lacen e 200 casos sem encerramento pelos municípios

 

NENHUM COMENTÁRIO

Clique aqui para "COMENTAR ESTA NOTÍCIA" e seja o primeiro a comentar!
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

LEIA MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO

Trinix