Sexta-feira, 19 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 04 de Junho de 2021, 18:39 - A | A

Sexta-feira, 04 de Junho de 2021, 18h:39 - A | A

Infraestrutura

Coxim ganhará novo Centro de Hemodiálise

Iniciativa integra as ações do programa Governo Presente

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Portal MS

Coxim ganhará novo Centro de Hemodiálise

Hospital Regional de Coxim

Governo do estado comunicou nesta sexta-feira (4), a construção de um prédio próprio para o Centro de Hemodiálise, em Coxim. A iniciativa atende a demanda solicitada pelo município e integra as ações do programa Governo Presente e Municipalista.

 

Conforme a administração estadual, o prédio será um anexo construído nas dependências externas do Hospital Regional Álvaro Fontoura, que atualmente abriga o tratamento de hemodiálise.

 

Governador Reinaldo Azambuja destaca que a obra foi viabilizada por meio da parceria entre a prefeitura do município e Governo do Estado. “Tivemos o prazer de trazer a hemodiálise e agora vamos construir o Núcleo da Hemodiálise anexo ao hospital de Coxim. Uma obra que vai custar mais de R$ 2 milhões, mas é necessária porque potencializa o que já existe, além de criar um modelo de ampliação, liberando o espaço onde funciona a hemodiálise para ampliar leitos de UTI ou uma outra especialidade. Isso já foi pactuado e só estamos esperando o prefeito entregar o projeto ao secretário Geraldo Resende”, explicou. De acordo com a assessoria, a apresentação do projeto ao secretário de saúde Geraldo Resende deve ser entregue até dia 15 de junho.

 

Prefeito de Coxim, Edilson Magro destaca que a obra trará inúmeros benefícios às pessoas que fazem tratamento de hemodiálise. “Os pacientes terão melhor comodidade, tranquilidade, e melhores acomodações. O tratamento que já está bom, melhorará muito mais. Com o apoio do nosso secretário Eduardo Riedel, essa é uma grande conquista do Governo do Estado para a nossa cidade”, enfatizou o prefeito

 

Na ocasião, Edilson Magro ressaltou que o local que atualmente funciona a hemodiálise será destinado a Unidades de Terapia Intensiva (UTI), com intuito de facilitar a logística tanto aos profissionais como às pessoas que necessitam do hospital.

 

Para o secretário de infraestrutura, Eduardo Riedel os investimentos na área da saúde são essenciais, principalmente no atual momento de pandemia ocasionada pelo Coronavírus. “Se tem algo que a pandemia tem nos mostrado é que investimento em Saúde, principalmente nos serviços públicos, é fundamental para garantir um acesso maior da população ao atendimento médico e a uma melhor expectativa de vida.  Essa é uma discussão importantíssima não só para MS, mas também para a política pública de saúde brasileira. Estamos focados nisso e temos feito todos os esforços para melhorar os serviços de saúde para nossa gente”, ressaltou via assessoria.

 

O município de Coxim recebeu em 2016, um investimento de R$ 1,5 milhão, oriundos do  governo do estado, e 18 novas máquinas para o tratamento de hemodiálise. A partir dos recursos o hospital passou a atender pacientes renais crônicos do município e da microrregião de Coxim, como Alcinópolis, Pedro Gomes, Rio Verde de Mato Grosso e Sonora.

 

Por meio do Governo Presente ficou pactuado o recapeamento da avenida Mato Grosso do Sul e a execução de 40 mil metros quadrados de recapeamento em diversas ruas de Coxim. Também foi acordado a recuperação com levantamento e cascalhamento das de diversas estradas vicinais, como a estrada da Barranqueira; estrada do Cascalho Branco (que liga a região de São Ramão ao Jauru); estrada vicinal que liga a Curva da Rosa até a Colônia Marabá; e estrada que dá acesso ao Assentamento Nova Aliança e Curva da Rosa até a Ponte da Dona Didi.

 

Comente esta notícia