00:00:00 Sábado, 20 de Julho de 2024


Cotidiano Quarta-feira, 24 de Junho de 2015, 08:34 - A | A

Quarta-feira, 24 de Junho de 2015, 08h:34 - A | A

Coxim inaugura nova sede do Fórum na sexta-feira

A obra com 1.544m² vai abrigar salas de assessorias, OAB, oficiais de justiça, assistente social e até um posto de atendimento ao cidadão (PAC)

Melissa Schmidt
com informações da assessoria

Divulgação/Assessoria

Coxim inaugura nova sede do Fórum na sexta-feira

 Prefeito da cidade de Coxim, Aluizio São José e outras autoridades durante reunião sobre inauguração do novo fórum

O prefeito da cidade de Coxim, Aluizio São José, esteve esta semana em Campo Grande para participar de uma audiência com o Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul, Desembargador João Maria Lós, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi, o vice-prefeito Edilson Magro e o vereador Adenilson Vilalba Freires (PMDB), para acertar os preparativos da inauguração da nova sede do Fórum da cidade que será realizada na sexta-feira (26).

O novo Fórum terá quatro gabinetes, salas de audiências, plenário para Tribunal do Júri, cartório único amplo, salas de conciliação do juizado, de distribuição, para a Defensoria e para a Promotoria.

No total, a obra terá área de 1.544,13 m² e abrigará salas de assessorias, OAB, oficiais de justiça, assistente social, psicóloga, testemunhas, secretaria, Posto de Atendimento ao Cidadão (PAC), além de banheiros coletivos, hall de entrada com local de espera, estacionamento privativo para garantir a segurança dos juízes, com entrada independente para presos, e estacionamento para servidores e o público.

Com 100% dos recursos do FUNJECC (Tribunal de Justiça) e as cedências do terreno pela Prefeitura de Coxim, o prédio recebeu um investimento superior a R$ 3,2 milhões.

A obra foi pensada para fornecer acessibilidade para todo tipo de público, o que inclui a instalação de rampas, banheiros adaptados, sinalização tátil de pisos e calçadas, permitindo todos os acessos para atender pessoas com necessidades especiais.

Com base nas orientações do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), o novo Fórum buscará sustentabilidade e eficiência energética e isso significa que o prédio será equipado com condicionadores de ar tipo Split, telhas termoacústicas, pintura de paredes externas em cores predominantemente claras, luminárias e lâmpadas de alta eficiência.


Aproveitando o encontro foi discutido com o presidente do TJ, João Maria Lós a doação do atual prédio do Fórum de Coxim para sediar a Prefeitura de Coxim.  Desde que a construção do novo prédio foi anunciada, o prefeito Aluizio solicitou o atual prédio do Fórum.

Desde aquela época, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Junior Mochi (PMDB), foi interlocutor da solicitação junto ao governo do Estado, que é proprietário do imóvel.

Em março de 2015, o governador Reinaldo Azambuja esteve em Coxim acompanhado pelo presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador João Maria Lós se comprometeu em fazer a doação do prédio do Fórum de Coxim para a Prefeitura Municipal, com a anuência do Judiciário sul-mato-grossense.

Texto: Andressa Lopes
Assessoria de Comunicação
Prefeitura de Coxim

Fotos: Rachid Waqued

Comente esta notícia