Quinta-feira, 18 de Abril de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 19 de Maio de 2022, 17:32 - A | A

Quinta-feira, 19 de Maio de 2022, 17h:32 - A | A

Coxim

Diálogo sobre políticas públicas para pessoas com deficiência foi debatido no encontro MS Acessível em Coxim

Da Assessoria
Augusto Marquesa

Divulgação/Prefeitura de Coxim

Diálogo sobre políticas públicas para pessoas com deficiência foi debatido no encontro MS Acessível em Coxim

Realizado pela Subsecretaria de Políticas Públicas para pessoas com deficiência, órgão integrante da Secretaria de Estado de Cidadania e Cultura, com o apoio da Prefeitura Municipal de Coxim, o evento reuniu na tarde desta quarta-feira (18) na sede da ACIAC, autoridades, gestores, representantes da sociedade civil, pessoas com deficiência e conselhos, para debater, entre os assuntos, a importância da acessibilidade e da inclusão das pessoas com deficiência em Mato Grosso do Sul.

O prefeito Edilson Magro aproveitou o evento para comunicar aos presentes sobre o projeto de acessibilidade nas calçadas abrangendo a região central de Coxim: “fui em Brasília e conversamos com os representes do nosso Estado, para podermos realizar um trabalho, um projeto de grande envergadura. Contratamos também uma empresa, que é a FAPEC, para que possa adequar o código de postura do município para adequar as necessidades das pessoas”. Concluiu o prefeito.

A secretária da subsecretária de Estado de Políticas Públicas para a pessoa com deficiência, Telma Nantes de Matos fez uma apresentação do é o MS Acessível: é um desafio muito grande iniciar esse trabalho, mas estamos implantando o projeto MS Acessível, que está dentro do nosso contrato de gestão com o Governo do Estado, para que seja uma proposta de Estado muito mais que uma proposta de governo. Dialogar com os municípios, com os prefeitos, judiciário, executivo, legislativo, com toda a sociedade, porque a pessoa com deficiência precisa ser pensada por todos nós. Disse a secretária.

O encontro contou com a presença do professor Edivaldo Ramos que falou sobre a efetivação das políticas públicas e o engenheiro especialista em acessibilidade Dr. Jary Castro falou sobre barreiras arquitetônica e atitudinais, acessibilidade, lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência, cotas do mercado de trabalho, turismo acessível e mobilidade urbana e rural.

Também participaram do encontro o promotor de justiça Marcos André Sant’Ana, o secretário estadual adjunto de cidadania e cultura Eduardo Romeiro, a presidente do conselho estadual dos direitos das pessoas com deficiência Dra. Tânia Regina Noronha Cunha, o prefeito de São Gabriel do Oeste Jeferson Tomazoni, os vereadores William Meira, Marly Nogueira e Adriana Nabhan.

Comente esta notícia