Prefeitura Municipal de Coxim apresentou na última terça-feira (15) ao Secretário Estadual de Saúde Geraldo Resende, o projeto do Centro de Hemodiálise, previsto para ser implantado no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim. Na ocasião, o secretário anunciou dois novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para o HR do município.
A proposta foi apresentada durante visita do prefeito Edilson Magro a Campo Grande, o novo Centro de Hemodiálise prevê a instalação de 20 máquinas para pacientes sem sorologia, podendo atender até 80 pacientes em dois turnos, o prefeito avalia ainda um terceiro turno que ampliaria a capacidade para até 120 pacientes, além de máquinas para atender pacientes com hepatite. Durante a visita estiveram presentes o Vice-Prefeito Flávio Dias, Secretária de Saúde Lasalette Bell e o Diretor do Hospital Regional Devanir Júnior.
Para o prefeito Edilson Magro, o novo Centro de Hemodiálise irá garantir a melhoria na saúde da população. “Estamos felizes por saber que o Governo do Estado trabalha junto com a nossa administração, esse bom relacionamento já está rendendo coisas boas para Coxim. Reforçamos o pedido do Centro de Hemodiálise quando o governador esteve aqui em Coxim junto com o Secretário Eduardo Riedel na edição do ‘Governo Presente e Municipalista’ e estamos sendo atendidos. Quem ganha é a população, principalmente quem faz tratamento. É Coxim se fortalecendo como a capital do Norte”. declarou o prefeito via assessoria.
Lasalette Bell, ressalta que a SES, tem se empenhado para a melhoria da saúde pública de Coxim. “O dr. Geraldo sempre olhou Coxim com carinho, sempre atento às nossas necessidades e vem atendendo às nossas demandas. Sou grata pelo que ele tem feito pela saúde pública de Coxim e da região norte, pois o nosso hospital está se tornando cada vez mais referência na região”, destacou a secretária via assessoria.
Conforme a administração municipal, o Centro de Hemodiálise foi protocolado na Vigilância Sanitária de Mato Grosso do Sul, com memorial descritivo, proposta assistencial e relatório técnico. O prazo para o Governo do Estado solicitar alterações no projeto é de até 60 dias, assim o município poderá solicitar o aporte financeiro e dar início às obras.
A construção do Centro foi anunciada pelo Governo do estado no dia 4 de junho, com objetivo de atender a demanda solicitada pelo município e integrar as ações do programa Governo Presente e Municipalista. Conforme a assessoria, o prédio será um anexo construído nas dependências externas do Hospital Regional Álvaro Fontoura, que atualmente abriga o tratamento de hemodiálise.