Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Cotidiano Segunda-feira, 25 de Maio de 2015, 11:24 - A | A

Segunda-feira, 25 de Maio de 2015, 11h:24 - A | A

Peixe grande

Pescadores fisgam Jaú de 35kg no rio Taquari em Coxim

Taciane Peres
Capital News

O motorista de carreta João Belarmino da Silva, 34 anos e o pescador profissional Antônio Belarmino Filho, 46 anos, fisgaram um jaú de 35 kg, na tarde do último domingo (24), em frente ao Rancho Nós Travamos, no rio Taquari, em Coxim.

 

(Whats App / Coxim Agora)

Pescadores fisgam Jaú de 35kg no rio Taquari em Coxim

Pescadores fisgam Jaú de 35kg no rio Taquari em Coxim

Conforme informações do site Coxim Agora, João e Antônio utilizaram uma linhada e minhoca como isca para fisgar o exemplar. O peixe mediu 1,45 cm e apesar de ser um enorme jaú a dupla demorou aproximadamente três minutos para retirá-lo da água.


O jaú é um peixe de grande porte, podendo alcançar até 1,5 metros de comprimento total e 120 kg. O corpo é grosso e curto; a cabeça grande e achatada. A coloração varia do pardo-esverdeado-claro a pardo-esverdeado-escuro, com manchas, no dorso, mas o ventre é branco. O indivíduo jovem, chamado jaupoca, apresenta pintas violáceas espalhadas pelo dorso amarelado.


É uma espécie piscívora. Vive no canal do rio, principalmente nos poços das cachoeiras, para onde vai no período de água baixa acompanhando os cardumes de Characidae (especialmente curimbatá) que migram rio acima.

Comente esta notícia