Quinta-feira, 30 de Maio de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 01 de Julho de 2021, 14:51 - A | A

Quinta-feira, 01 de Julho de 2021, 14h:51 - A | A

Novidade

Prefeitura institui piso salarial de profissionais da saúde e educação

Projeto ainda precisa da aprovação da Câmara Municipal

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/PMC

Prefeitura institui piso salarial de profissionais da saúde e educação

Reunião promovida para debater o projeto

Prefeitura de Coxim anunciou na última quarta-feira (30), a implantação do piso salarial dos professores, Agentes Comunitários De Saúde (ACS) e Agentes de Combates a Endemias (ACE) do município. Após a aprovação do prefeito Edilson Magro, o projeto seguirá para análise dos vereadores na Câmara Municipal.

 

A medida foi viabilizada após diversas reuniões e debates entre poderes executivo e legislativo, e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Coxim (SINSMC). Conforme a assessoria, o prefeito Edilson Magro anunciou o ajuste, contudo por recomendação do Tribunal de Contas do Estado de MS (TCE) e do Ministério Público de MS (MPMS), foi orientado que os prefeitos não deveriam conceder reajustes salariais durante a pandemia da Covid-19, resultando no adiamento da decisão.

 

Divulgação/PMC

Prefeitura institui piso salarial de profissionais da saúde e educação

Prefeito Edilson Magro

Edilson Magro ressalta que após consulta ao jurídico e à equipe técnica da prefeitura, foi anunciada a possibilidade da concessão do piso salarial aos servidores em julho deste ano.  “Quero agradecer a equipe técnica da prefeitura que se empenhou para estudar a viabilidade de realizar a implantação do piso. Poderia ter demorado a tomar essa decisão e deixado esse debate acontecer no terceiro ano de mandato, mas não, foi um compromisso de campanha e resolvemos tomar essa decisão já no primeiro ano. A implantação do piso é fruto de muita economia e do enxugamento da máquina pública, existe a viabilidade financeira para honrarmos os pagamentos de julho, agosto e setembro, bem como, todo o compromisso firmado. Nossa administração é feita com base na participação da sociedade, sempre ouvindo a população, o sindicato e o instituto de previdência, com quem temos um ótimo relacionamento”, destacou o prefeito via assessoria.

 

De acordo com a administração municipal, foi acordado que com a implementação do piso base salarial dos ACE e ACS, o pagamento será realizado em 12 parcelas em outubro e retroativo a janeiro de 2021. O reajuste salarial de 12,84%, solicitado pelos profissionais da rede pública de ensino e aprovado em julho de 2020, será parcelado em 12 vezes, a partir de outubro deste ano e retroativo a 01/01/2020.

 

O projeto prevê ainda pagar a equiparação dos professores aposentados em uma única parcela, ou em menos parcelas que os professores ativos, seguindo as normas do Instituto Municipal de Previdência dos Servidores de Coxim (IMPC).

 

Comente esta notícia