00:00:00 Quinta-feira, 21 de Novembro de 2024


Cotidiano Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022, 12:53 - A | A

Quinta-feira, 20 de Outubro de 2022, 12h:53 - A | A

Coxim

Projeto visa conscientizar alunas sobre tratamento e prevenção precoce do câncer

Da Assessoria

Divulgação

“E para outubro... só rosas”. Projeto visa conscientizar alunas de Academia da Saúde sobre o tratamento e prevenção precoce do câncer

Realizado pela Prefeitura de Coxim em parceria com as secretarias de Saúde e Cidadania e Assistência Social, em alusão ao Outubro Rosa e desenvolvido pela professora Joveci de Quevedo na Academia da Saúde Sebastião Tiago Alvim, no bairro Piracema, O Projeto “E para outubro... rosas” tem por objetivo conscientizar alunas de Academia da Saúde sobre o tratamento e prevenção precoce do câncer.


Através desse projeto as alunas compreendem a importância de buscar atendimento e fazer exames preventivos de colo do útero e da mama, através de mamografias ou toque de vida, antes mesmo das campanhas desenvolvidas em outubro para que não sobrecarregue a demanda nas Unidades de Saúde e, consequentemente, estes exames sejam agendados e feitos num menor tempo possível.

Sendo assim, o projeto foi proposto as alunas ainda no mês de setembro, sendo que na ocasião houve uma roda de conversa onde as enfermeiras dos postos de Saúde Hilda Khol e Totó Araújo explicaram, didaticamente, sobre como são os procedimentos para o exame e também quais são os sintomas do câncer de mama e como do útero.

No fechamento do projeto será realizado na próxima quinta-feira (20) o Pedal Rosa, uma atividade física que, além de, fomentar a prática da atividade física como forma da manutenção da saúde, buscará conscientizar a população quanto a importância da campanha do Outubro Rosa, sendo que este evento terá, ainda, a participação das Unidades de Saúde do Totó Araújo e Hilda Khol com testes rápidos e orientações sobre a saúde da mulher.

O Pedal Rosa, tem início às 15 horas, saindo do ginásio Otair da Cruz bandeira no bairro Piracema, no local haverá ainda, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos, sorteio de brindes e lanche.

Para o sucesso do projeto “E para outubro... só rosas”, participa das ações o Conselho da Mulher, órgão primordial na promoção de políticas de combate à discriminação da mulher, com orientações e divulgação da Rede de Atendimento à mulher.

Comente esta notícia