Divulgação/Assessoria
Panfletagem educativa é realizada pela secretaria em parceria com a prefeitura
Em comemoração ao Dia Mundial de Combate a Hanseníase, a Prefeitura de Coxim e Secretaria Municipal de Saúde, realizaram panfletagem Educativa em avenida da cidade.
A cidade tem 35 pacientes em tratamento, tendo como referência o Hospital São Julião em Campo Grande – MS. De acordo com a coordenadora do Programa de Hanseníase de Coxim, Enfª. Thayla Tomaz, contando com uma equipe multiprofissional composta por: Médico; Técnica de Enfermagem; Enfermeira e Fisioterapeuta na Policlínica Lourdes Fontoura, para prestar todo o atendimento necessário aos pacientes.
Já o secretário municipal de Saúde, Rogério Souto, diz que há 4 anos, está sendo ampliada as capacitações para toda equipe dos postos de saúde. Para ele, “nossa equipe, está sendo capacitados, de modo a termos um diagnóstico e tratamento na fase inicial da doença, evitando seqüelas e novas contaminações” pontua Souto.
A Hanseníase é uma doença contagiosa, endêmica no Brasil que ainda representa um grave problema de saúde pública. Causada pelo Mycobacterium Leprae, é um bacilo, também chamado de Bacilo de Hansen, com tropismo por fibras nervosas e compromete as fibras sensitivas, motoras e autonômicas, resultando em destruição importante dos nervos periféricos com nítidas alterações de suas funções.