Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Coxim Segunda-feira, 04 de Fevereiro de 2013, 17:42 - A | A

Segunda-feira, 04 de Fevereiro de 2013, 17h:42 - A | A

Aluizio busca fomento a aquicultura visando geração de emprego em Coxim

Bruno Chaves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O prefeito de Coxim, Aluizio São José, visitou a superintendência do Ministério da Pesca e Aquicultura, em Campo Grande, com a intenção de buscar alternativas para criar oportunidades à população da cidade. O encontro aconteceu na última semana.

Na reunião, o superintendente Luiz David Figueiró explicou os programas voltados para a área, principalmente a piscicultura (criação de peixes). Segundo Aluizio, ele também explanou sobre as linhas de investimento e as formas de contrair os financiamentos. O prefeito informou que vai avaliar junto a sua equipe a possibilidade de implantar uma política de pesca em Coxim, que será coordenada pela secretaria de Desenvolvimento Sustentável.

“Nós temos os produtos naturais necessários e podemos inserir Coxim no mercado da produção de pescado”, diz Aluizio lembrando que a piscicultura tem gerado vários empregos em diversas partes do Brasil.

De acordo com o Ministério da Pesca, cada região brasileira vem se especializando em determinados tipos de pescado. Na região centro-oeste, predomina peixes como o pacu, pintado e tambaqui.

Ainda de acordo com o prefeito, a cadeia produtiva do pescado cultivado apresenta perspectivas de geração de emprego e renda em diferentes elos. Além dos aquicultores, os fabricantes de ração e insumos, empresas de beneficiamento, transporte e comercialização, também são responsáveis pela geração de empregos e pelo desenvolvimento socioeconômico.

Além de Aluizio, participaram da reunião o vice-prefeito de Coxim, Edilson Magro, o secretário de Governo, José Francisco de Paula Filho, o deputado estadual, Junior Mochi e o presidente do Sindicato Rural Patronal de Coxim, Felipe Ferreira.

Comente esta notícia