00:00:00 Quinta-feira, 26 de Dezembro de 2024


Coxim Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2015, 15:53 - A | A

Segunda-feira, 26 de Janeiro de 2015, 15h:53 - A | A

Coxim e Rio verde podem lucrar milhões no carnaval

Taciane Peres - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Empresários da região norte de Mato Grosso do Sul estão otimistas com as previsões para o Carnaval deste ano. São, na maioria, donos de hotéis, fazendas, pousadas, ranchos-pesqueiros, balneários e áreas de camping que esperam receber cerca de 10 mil turistas e visitantes durante o respectivo feriado, perfazendo um montante de cerca de 5 milhões de reais, e gerando algo em torno de 200 empregos e/ou postos de trabalho temporário.

De acordo com o site Coxim Agora, cerca de metade dessa demanda é formada por jovens buscando diversão e agito nos bailes de carnaval promovidos por alguns balneários e pousadas de Rio Verde, e a outra metade em busca de paz, descanso e lazer em contato com natureza nas pousadas e ranchos da região dos rios Verde, em Rio Verde, e rios Taquari-mirim, Taquari, Coxim e Jauru, em Coxim. Enquanto os jovens, normalmente organizados em turmas de amigos, programam a festa nas baladas das poucas pousadas que ainda promovem os bailes de carnaval na referida região, por outro lado as famílias preferem atividades de descanso e lazer, contemplativas, oferecidas por diversos empreendimentos da mesma região. Segundo o turismólogo Ariel Albrecht, gerente municipal de turismo de Coxim, a combinação entre temperaturas elevadas e feriados prolongados tende a direcionar as pessoas para atividades a céu aberto, em contato com a natureza e perto de recursos hídricos como rios, lagos, mar etc.

Para o turismólogo outro fator decisivo referente à escolha das pessoas é a abundância da oferta, e só na região entre Coxim e Rio Verde há centenas de empreendimentos ecoturísticos tanto para o descanso e o lazer de muitos quanto para o agito e a balada de outros. Albrecht ainda destaca as pousadas que também funcionam como balneários como principais pólo de atração de demanda turística em tempos de Carnaval na região, entre eles as pousadas Amaralina e o Balneário 13 de Maio, todos em Coxim, e as pousadas Quedas d’Água e Sete Quedas do Didi, em Rio Verde de Mato Grosso. Por outro lado há também os ranchos, tanto pesqueiros quanto de eventos, sempre a beira de rios, com matas exuberantes, áreas de camping, chalés e apartamentos como, por exemplo, o Camping Palmeiras II, em Coxim, e a Pousada do Guerreiro, em Rio Verde. É a lei da Oferta & Procura, pontua Ariel. Ainda segundo Ariel, nessa época é muito comum também a realização de retiros espirituais pelas igrejas cristãs, o que alavanca significativamente a procura por áreas fora das cidades e acaba lotando os equipamentos turísticos ora já mencionados.

De acordo com informações do Centro de Atendimento ao Turista de Coxim (CAT) apenas em Coxim há mais de 400 ranchos pesqueiros, pousadas rurais, balneários e áreas de camping, e é cada vez mais comum a procura destes por gente querendo se ausentar da loucura dos centros urbanos, principalmente em períodos de feriados com festas, quando as cidades ficam muito agitadas, como é caso do Carnaval.

Comente esta notícia