Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Coxim Segunda-feira, 09 de Junho de 2014, 13:07 - A | A

Segunda-feira, 09 de Junho de 2014, 13h:07 - A | A

Coxim recebe projeto de oficinação literária com foco em poesia

Taciane Peres - Capital News (www.capitalnews.com.br)

O município de Coxim vai receber a partir desta segunda-feira (09), das 18 às 23 horas, o projeto “Oficinação Literária de Criação Poética”, que segue até a próxima quarta-feira (11), com a realização de palestras e profissionais devidamente capacitados à arte de produzir textos literários.

O município será o primeiro a receber o projeto, promovido pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, por meio da Gerência de Patrimônio Histórico e Cultural. As inscrições encontram-se abertas. O professor que ministrará as oficinas em Coxim é o escritor, poeta performático e oficineiro Ruberval Cunha. Formado em Letras, pós-graduado em Educação e profundo conhecedor da arte poética, o artista tem forte vínculo com as tradições Sul-mato-grossenses e é reconhecido nacionalmente.

A Oficinação Literária é um projeto que prima pela qualidade, enriquecimento e nova oportunidade aos profissionais e poetas. Através de cursos e palestras professores levam aos municípios do Estado a arte poética, contemplando sobremaneira o âmbito literário, enaltecendo aqueles que já são militantes na área e que, por ventura, ambicionem o seu aprimoramento. O objetivo do projeto é de produzir poesias com qualidade, repassando técnicas viáveis relacionadas à construção de poesias, debatendo experiências na elaboração de textos literários e incentivando o gosto pela leitura e escrita, qualificando assim novos talentos de cada polo sul-mato-grossense.

Coxim

No contexto cultural a cidade ficou conhecida como “A Terra do Pé de Cedro”, despertada na lembrança popular através da canção do menino que plantou uma muda de cedro no fundo do seu quintal. Com sua natureza exuberante no entorno da cidade, destacam-se a flora e a fauna pantaneiras. Sob a cidade voam diversos pássaros do Pantanal, destacando-se várias espécies de araras e periquitos.

Comente esta notícia