00:00:00 Quinta-feira, 18 de Julho de 2024


Coxim Sexta-feira, 15 de Novembro de 2013, 17:47 - A | A

Sexta-feira, 15 de Novembro de 2013, 17h:47 - A | A

Cruzes são fixadas em praça de Coxim em Memória das Vítimas do Trânsito

Da Redação. (www.capitalnews.com.br)

Você conhece alguém que tenha se envolvido e sofrido um acidente de trânsito? Um amigo, um parente distante, um colega de trabalho, de faculdade ou mesmo um familiar mais próximo?

Em Coxim, será realizado ato solene neste sábado (16), a partir das 19 horas, na praça da Concha Acústica em Memória das Vítimas de Trânsito conforme informa o site Edição de Notícias. A concentração, que é aberta a toda população, reunirá autoridades do município, e homenageará não só pessoas que morreram em decorrência das fatalidades do trânsito, mas também familiares, amigos e todos aqueles que sofrem a perda de entes queridos com tal tragédia.

As ações já começaram no município nesta última quarta-feira (13), com 88 cruzes fixadas na praça da Concha Acústica. Além disso, carros que se envolveram em acidentes graves, também serão expostos no local com o intuito de sensibilizar a população em geral e alertar motoristas e motociclista a dirigirem com responsabilidade.

Anualmente, a cada terceiro domingo de novembro, é realizado o Dia Mundial em memória das vítimas de acidentes de trânsito. A data foi criada em 1993 pelo Road Peace, na Inglaterra. Em 2005 a Assembléia Geral das Nações Unidas, publicou a Resolução nº 60, designando o terceiro domingo de novembro para estimular a conscientização mundial com relação ao tema e tentar sensibilizar a comunidade mundial para a importância da segurança no trânsito.

No Brasil, as ações pelo Dia Mundial em Memória das Vítimas de Trânsito começaram somente em 2007 por iniciativa da sociedade que conseguiu mobilizar várias cidades brasileiras. Este ano a data será lembrada com ações no dia 17 de novembro.

De acordo com o Sistema de Informações de Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde em 2010, 40.610 pessoas foram vítimas fatais do trânsito, sedo que 25% delas, por ocorrência com motocicletas. Entre 2002 e 2010, o número total de óbitos por acidente com transporte terrestre cresceu 24%, passando de 32.753 para 40.610 mortos.

Entre as regiões, o maior percentual de aumento na quantidade de óbitos (entre 2002 e 2010) foi registrado no Norte (53%), seguido de Nordeste (48%), Centro-Oeste (22%), Sul (17%) e Sudeste (10%). A revista Veja mostrou que em entre 2012 e 2013, 60.725 morreram vítimas de acidentes dr Trânsito no Brasil.

De acordo com o gerente Municipal de Trânsito e Transporte, Anacleto Sobrinho, as ações em Coxim estão sendo realizadas com o apoio da Prefeitura Municipal, GTRAN (Grupamento de Trânsito) da Polícia Militar e Gemutran (Gerencia Municipal de Trânsito), e tem como objetivo disseminar por meio das pessoas, entidades, órgãos governamentais e outras organizações a mobilização sobre ações que possam diminuir as fatalidades no trânsito.

Comente esta notícia