Segunda-feira, 20 de Maio de 2024


Coxim Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013, 17:57 - A | A

Quarta-feira, 30 de Janeiro de 2013, 17h:57 - A | A

Dengue: Prefeitura alerta para risco de epidemia em Coxim

Bruno Chaves - Capital News (www.capitalnews.com.br)

A Secretaria Municipal de Saúde de Coxim divulgou o primeiro boletim epidemiológico de 2013 com números que alertam para o risco de epidemia de dengue naquela cidade. Coxim teve 173 notificações de dengue e 14 internações, mas nenhuma morte em decorrência da doença.

“O que tem mais nos preocupado é a presença comprovada, por meio do isolamento viral em um caso, do sorotipo 4, ou seja, dengue 4, que nossa população nunca teve contato, deixando todos suscetíveis a ele. Além da estrutura da prefeitura, o 47º Batalhão de Infantaria tem nos auxiliado no combate a dengue com 30 homens e temos a certeza que com o apoio de todos venceremos essa batalha”, explica o secretário de Saúde, Rogério Souto.

O prefeito Aluizio São José informou que a diretoria de Gestão e Vigilância em Saúde, juntamente a equipe de vetores, elaborou um plano de emergência que foi discutido, avaliado e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde. O plano, atualmente, encontra-se em execução.

“Estamos elaborando também, por meio da Saúde, o Plano de Combate a Dengue 2013 que deveria ter sido aprovado pelo Estado ano passado e não o foi”, emenda o prefeito.

Auxílio da população

Diante do quadro desfavorável, Aluizio pede ajuda a população de Coxim no combate ao mosquito transmissor da dengue. “Temos que limpar nossos quintais e terrenos, ficar atentos aos vasos de planta que acumulam água dentro de casa, além de permitir a entrada dos agentes de endemias em suas residências e seguir suas recomendações”, alertou o prefeito.

Ele ainda acrescenta que, desde o início do ano, a administração pública vem fazendo a parte dela, por meio das secretarias municipais.

“Autorizei de imediato a contratação de 15 agentes de endemias para expandir a cobertura em toda cidade que era de pouco mais de 50%, ou seja, aproximadamente metade de nossa população urbana estava sem o devido acompanhamento que, certamente, contribuiu para o rápido aumento da infestação do mosquito. Agora temos que reverter esse quadro que pode levar a uma epidemia”, enfatiza o prefeito.

Boletim

O Boletim Epidemiológico de Dengue nº 01/2013, divulgado nesta quarta-feira (30) é referente às três primeiras semanas epidemiológicas do ano .

Conforme o boletim, o Estado utiliza a estratificação de risco para classificar os municípios de acordo com a incidência da doença. A situação em Coxim, de acordo com essa classificação, encontra-se como de moderada incidência, até o momento.

Até o dia 26 de janeiro, foram 117 notificações em uma população de 32.258 pessoas.

Comente esta notícia