00:00:00 Sábado, 20 de Julho de 2024


Coxim Terça-feira, 18 de Junho de 2013, 13:13 - A | A

Terça-feira, 18 de Junho de 2013, 13h:13 - A | A

Hemosul faz campanha de doação de sangue e medula em Coxim

Da Redação. Capital News (www.capitalnews.com.br)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul (Hemosul) realiza nos próximos dias 21 e 22 uma campanha de doação de sangue e medula no município de Coxim. O evento acontece das 14 às 18 horas e das 7 às 11 horas, respectivamente.

A previsão de coleta para esta campanha é de 160 bolsas de sangue e para doar os interessados devem estar munidos de um documento com foto (carteira de identidade, trabalho ou habilitação), ter entre 16 e 67 anos, sendo que os menores de idade só poderão realizar a doação mediante autorização dos pais ou responsável. Além disso, é necessário estar bem alimentado, não ter bebido nas últimas 12 horas nem mesmo socialmente, e pesar no mínimo 55 kg, peso praticado pela Hemorrede de Mato Grosso do Sul desde julho de 2012.

Já para a doação de medula não há estimativa total da coleta, uma vez que ao realizar a doação uma única vez, o doador fica cadastrado no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). "Se doou uma vez não precisa mais doar", explica a assessora do Hemosul, Mayra Franceschi. Para este tipo de doação também são exigidos alguns quesitos como ter entre 18 e 55 anos e boa saúde.

A doação é feita retirando-se 5 ml de sangue, como um exame de laboratório, e posteriomente acontece o cadastro no Redome do Instituto Nacional do Câncer (Inca). Os dados genéticos são cruzados com os dos pacientes que precisam da medula e quando constatada a compatibilidade genética através do exame HLA, a doação pode ser realizada.

A campanha será realizada na Unidade Hemoterápica do município, localizada na rua Gaspar Reis Coelho, 361, bloco B, no bairro Flávio Garcia. Mais informações pelo telefone (67) 3291-2906.

Comente esta notícia