Por meio de um convênio publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7), o Rio Taquari receberá R$ 42.286.422,88 de investimento para a implantação de um sistema de contenção de cheias, em Coxim (260 km de Campo Grande).
A intenção é recuperar o Rio Taquari, que praticamente desapareceu por conta do assoreamento. O Taquari é o retrato de um dos maiores desastres do Pantanal.
Por conta do desmatamento da vegetação nativa para dar lugar a pastos e lavouras, a degradação do solo levou sedimentos ao rio. Há 30 anos, não se sabia o impacto que o desmatamento poderia ter no rio.
O convênio publicado hoje foi assinado pela União, por meio do Ministério da Integração Nacional, e pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura Hídrica e a Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos (Agesul).
A vigência do convênio, que passa a valer a partir de hoje (7), é de seis meses, chegando ao final no dia 7 julho deste ano.
As assinaturas do secretário substituto eventual de Infraestrutura Hídrica, Aurivalter Cordeiro Pereira da Silva, do diretor Wilson Cabral Tavares e do governador André Puccinelli datam de 31 de dezembro de 2012.