Como se não bastasse o tempo seco nessa época do ano, muitas pessoas ainda colocam fogo em lixo e em terreno baldio, mesmo sendo crime. As pessoas que forem pegas fazendo isso podem receber multas, segundo o Código Ambiental do município de Coxim.
Mesmo assim, com punição prevista em lei, a prática é comum na cidade, as queimadas são frequentes, ameaçando o meio ambiente e a vida dos moradores.
Já faz parte da cultura do povo coxinense colocar fogo em lixo e em entulhos. O que, na hora, pode parecer uma solução, depois, se apresenta como problema.
De acordo com informações do site Coxim Agora, constantemente o Corpo de Bombeiros é acionado para conter chamas que fogem ao controle e ameaçam avançar na direção de casas. Os órgãos de segurança alertam contra essa prática, principalmente em terrenos baldios tomados por mato.
Conforme o Artigo 71 do Código Ambiental de Coxim fica vedada a queima de matérias que comprometam de alguma forma o meio ambiente ou a sadia qualidade de vida, exceto mediante autorização prévia do município.
O Sargento De Barros do Corpo de Bombeiros, explicou que além de ser ilegal, essa prática pode trazer sérios danos à saúde dos moradores da região devido à grande quantidade de fumaça que um incêndio gera.
Outro fator importante é que se acontecer um acidente de trânsito com princípio de incêndio ou uma residência estiver pegando fogo, a viatura ABR-14 (Auto Bomba Rápida) que possui capacidade de mil litros de água, terá que ser abastecida e só depois atender a ocorrência, podendo deixar de salvar vidas.