O deputado estadual Junior Mochi (PMDB) o vice-prefeito de Coxim, Edilson Magro reuniram-se com o presidente da Fundação de Cultura do Mato Grosso do Sul (FCMS), Américo Calheiros, para pedir análise de projetos da região cadastrados no Fundo de Investimentos Culturais de MS (FIC).
Segundo a assessoria do deputado, dentre os projetos cadastrados estão: Festa Estudantil de Cânticos da Folia da Bandeira do Divino, Expedição Fluvial Rota das Monções da Vila dos Diamantes ao Arraial de Beliago, Coleção Todo Dia é Dia de Ler – O Divertido Mundo dos Trava Línguas, Nação Primitiva Transmitindo Saberes e Valores da Capoeira e a 18ª Cavalgada Amigos de Coxim e Comitivas Pantaneiras. Já de Pedro Gomes foi cadastrado o Projeto Vivência e Tradições de Capoeira.
Calheiros explicou os trâmites do processo e reconheceu a importância cultural e histórica que estes eventos representam para os municípios da região norte do Estado, mas que ainda será necessário aguardar a análise dos técnicos.
O Fundo de Investimentos Culturais de MS, criado em 2001 apoia os projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado a fim de estimular e fomentar a produção artístico-cultural do Estado.