O prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), participou de assembleia do Sinsmc (Sindicato dos Servidores Municipais de Coxim) e ofereceu aumento salarial de 9%. Além do aumento, o prefeito se comprometeu em dar início a discussão do realinhamento para 2014, assim como de mudar a data base do administrativo, que é em maio, de forma gradativa.
Conforme o prefeito, em 2014 a data base pode ser em abril, no ano seguinte em março e em 2016 chega a fevereiro. “Desta forma, finalizamos este governo com a data base do administrativo próximo a data base da educação, que é em janeiro”, explicou.
Outro compromisso firmado com os funcionários do administrativo na noite da segunda-feira (27), foi a aplicação da Lei Complementar 117/2011. Entretanto, a negociação ainda não foi fechada e deve se estender nesta terça-feira (28), quando executivo e legislativo voltam a se reunir com representantes do sindicato.
De acordo com a presidente do Sinsmc, Márcia Gonzalez, os servidores querem 10% de aumento salarial, cujo impacto na folha ultrapassaria R$ 160 mil ao mês, elevando o gasto de 46,45% para 49,37%, comparando com abril.
Aluizio pediu a compreensão dos funcionários, uma vez que a situação financeira de Coxim é delicada, devido às dívidas herdadas. “Além disso, temos de recuperar nossa capacidade de investimentos, para darmos contrapartidas importantes em obras que estão previstas”, frisou.
O prefeito lembrou que vem priorizando o pagamento dos servidores, que recebiam de forma fracionada, em alguns meses em quatro parcelas. “Hoje a realidade é outra, todos os funcionários tem seus salários depositados em meados do dia 10”, comentou.
O secretário de Gestão, Rufino Arifa Tigre Neto, informou que a contraproposta da prefeitura está acima do índice anual de inflação (5,88%), assim como também supera a média de aumento salarial recebida pelos servidores do administrativo nos últimos quatro anos, que foi de aproximadamente 8% ao ano.