Quarta-feira, 29 de Maio de 2024


Coxim Quinta-feira, 21 de Março de 2013, 15:47 - A | A

Quinta-feira, 21 de Março de 2013, 15h:47 - A | A

Trabalho conjunto reduz índice de infestação da dengue em Coxim

Karla Machado - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Desde que assumiu a prefeitura, Aluizio São José (PSB) determinou ações efetivas para combater a dengue em Coxim. O trabalho conjunto das secretarias de Obras e Saúde, que contaram com apoio do Exército, já aponta para números positivos.

Conforme o 5º boletim epidemiológico, o Levantamento de Índice Rápido do Aedes-aegypti (LIRAa) demonstra redução de casos notificados de dengue.

Desde a primeira semana, foram notificados 512 casos, sendo que 49 foram confirmados. Entretanto, outro dado importante, que deve ser observado, é que há três semanas não são confirmados casos da doença em Coxim.

O LIRAa que era de 4,3% em todas as regiões de Coxim caiu para 1,7%. Em pelo menos seis bairros – Morada do Altos São Pedro, Flávio Garcia, Vila São Paulo, Santa Maria, Vila Bela II e Jardim Aeroporto – o índice de infestação é de 0%. No Santa Maria, por exemplo, o índice chegou a atingir 11% e foi totalmente reduzido.

Entretanto, cinco bairros – Centro, Vila Bela III, Nova Coxim, Senhor Divino I e II - ainda existe risco de epidemia, com LIRAa que varia de 6,5% a 1,4%.

De acordo com a coordenadoria de Controle de Vetores, o objetivo é manter esse índice de infestação menor que 1%, podendo controlar rapidamente qualquer surto da doença.

Para o prefeito, a limpeza efetuada pela secretaria de Obras, inclusive em propriedades particulares, como terrenos baldios, foi fundamental para redução da dengue em Coxim. “Priorizamos os bairros que estavam com risco de epidemia e estamos vendo o resultado. Isso é fruto do planejamento de nossa administração, aliada a colaborações dos parceiros, como o Exército, e a população de um modo geral”, finalizou Aluizio São José.
 

Comente esta notícia