Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Coxim Terça-feira, 05 de Agosto de 2014, 12:06 - A | A

Terça-feira, 05 de Agosto de 2014, 12h:06 - A | A

UEMS de Coxim comemora 20 anos

Gilson Giordano - Capital News (www.capitalnews.com.br)

Com a presença de autoridades municipais e estaduais, membros da comunidade acadêmica, ex-alunos e a população em geral, aconteceu no anfiteatro Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul/Coxim (UEMS/Coxim), a solenidade de comemoração dos 20 anos de existência da UEMS nesta segunda-feira(4).

Presente no evento, o prefeito de Coxim, Aluizio São José (PSB), ressaltou a importância da universidade não só para Coxim, mas para os municípios da Região Norte do Mato Grosso do Sul. “A UEMS hoje é uma realidade que trouxe vida e conhecimento para centenas de pessoas da nossa cidade e região. E como a luta é constante, estamos batalhando para a implantação de novos cursos na unidade de Coxim”, afirmou via assessoria.

Segundo o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, a universidade foi criada para atender as necessidades regionais e contribuir, através do ensino e da pesquisa, para o desenvolvimento científico, tecnológico e social do estado. O reitor destacou ainda que a universidade atingiu a maturidade, consolidando os caminhos e oportunidades à população de Coxim.

“Sabemos da necessidade e assumimos o compromisso de viabilizar um novo curso para essa unidade. A proposta que chegou até a reitoria foi para a implantação de um curso de Gestão Ambiental. Já foi implantada uma comissão e os estudos estão em andamento, assim que concluído vão ser encaminhado para o conselho superior e vai ter o nosso esforço para implantação deste curso no município. O nosso sonho é disponibilizá-lo já em 2015”, salientou.

Em Coxim, a unidade da UEMS começou as atividades em 1994, na escola Estadual Padre Nunes com o curso de Ciências com habilitação em Biologia, depois passou para Ciências Biológicas licenciatura. Em 2009 foi inaugurada a unidade própria da universidade localizada na Avenida General Mendes de Moraes, 370, no bairro Jardim Aeroporto. Até hoje a unidade de Coxim já formou 274 alunos no curso de Ciências com habilitação em Biologia e Ciências Biológicas licenciatura e 159 em Normal Superior licenciatura. A unidade conta com 12 professores, sendo sete doutores, dois mestres e três especialistas.

Além dos já citados, participaram do evento a presidente da Câmara Municipal de Coxim, Marilene de Fátima Gasperin (PSB), o secretário municipal de Gestão, Rufino Arifa Tigre Neto e gerentes municipais.

Comente esta notícia