00:00:00 Sábado, 20 de Julho de 2024


Cultura e Entretenimento Segunda-feira, 03 de Outubro de 2022, 14:15 - A | A

Segunda-feira, 03 de Outubro de 2022, 14h:15 - A | A

Coxim

Estátua de Zacarias Mourão perpetua sua história ao lado do Pé de Cedro

Da Assessoria

Divulgação/PMC

Estátua de Zacarias Mourão perpetua sua história à sombra do Pé de Cedro e engrandece a cultura coxinense

..

Criada pelo artista plástico Ique e entregue na última sexta-feira (30), a estátua de bronze em tamanho real de Zacarias Mourão à sombra do Pé de Cedro, edifica a história do poeta consolidando a sua contribuição à música sertaneja, levando nome de Coxim e do Estado de Mato Grosso do Sul ao Brasil, engrandecendo a cultura coxinense.

Divulgação/PMC

Estátua de Zacarias Mourão perpetua sua história à sombra do Pé de Cedro e engrandece a cultura coxinense

..


Em um dia memorável que vai ficar guardado para as futuras gerações, Victor Henrique Woitschach (Ique), assim como outros artistas, deixou sua marca em Coxim: “eu sei a música Pé de Cedro de cor e salteado, eu tinha uma relação com essa música. Eu me emocionava com aquela música naquela época e jamais imaginei que teria tido a oportunidade de registrar a minha história, junto da história de Zacarias Mourão, aqui na cidade de Coxim. Para mim é um orgulho, uma alegria, uma emoção muito grande. Agradeço, realmente, essa oportunidade. Disse o artista durante a entrega da estátua.

Foram precursores da obra, presenteando a cidade de Coxim o governador Reinaldo Azambuja e ex-secretário de cidadania e cultura de MS, João César Matogrosso.

Cinco miniaturas da estátua e cinco pinturas numeradas, foram entregues pelo artista Ique, a de número 1 foi entregue ao governador Reinaldo Azambuja, a de número 2 ao prefeito Edilson Magro, a de número 3 a Fundação de Cultura de MS, a de número 4 a Funrondon - Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura Desporto e Lazer e, a de número 5 a família Mourão.

Divulgação/PMC

Estátua de Zacarias Mourão perpetua sua história à sombra do Pé de Cedro e engrandece a cultura coxinense

..


Todas as peças são únicas e exclusivas com certificado de autenticidade do artista.

O prefeito Edilson Magro disse estar feliz, por ajudar a resgatar a história e a cultura de Coxim: “Zacarias Mourão significou muito para Coxim, porque, ele levou o nome de Coxim para o mundo com a música Pé de Cedro e com as demais músicas que ele fez e em suas apresentações. Sou de Coxim, amo Coxim e estou feliz por este momento”. Concluiu o prefeito.

Participaram da cerimônia de entrega da estátua, o secretário de cultura de MS, Eduardo Romero, representando o governador do Estado, o presidente da Fundação de Cultura de MS Gustavo de Arruda Castelo (Cegonha), o presidente da Funrondon Darinei da Silva Neri, os filhos de Zacarias Mourão, Zacarias Mourão Júnior e Lígia Mourão e a neta Pamela Mourão, secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil, militar e religiosa.

Comente esta notícia