Segunda-feira, 27 de Maio de 2024


Cultura e Entretenimento Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022, 17:53 - A | A

Segunda-feira, 15 de Agosto de 2022, 17h:53 - A | A

Coxim

Gastronomia pantaneira vai ser valorizada em Coxim

O curso será para empresários

Da Assessoria

Rodolfo César/Sebrae

Gastronomia pantaneira vai ser valorizada em Coxim com curso para empresários

A valorização da comida tradicional no Pantanal vai estar em evidência nesta semana, entre os dias 15 e 19 de agosto, em Coxim, com o Curso Gastronômico Pantaneiro. Essa capacitação vai permitir que empresários do trade turístico do município possam aprender técnicas de preparo e apresentação de pratos típicos e agregar valor ao atendimento oferecido em restaurantes, hotéis e pousadas. A realização do curso é dos programas Pró Pantanal e Cidade Empreendedora, iniciativas do Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura Municipal de Coxim. Há ainda o apoio do Senac e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

A aulas serão ministradas das 14h às 18h ao longo da semana, em setor do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) campus Coxim (Rua Salime Tanure, s/n, bairro Santa Tereza). O conteúdo será apresentado por meio de aulas teóricas e práticas com a proposta de contribuir para que esses negócios ofereçam no cardápio jantar regional completo, com produções típicas do Pantanal sul-mato-grossense e harmonizadas com bebidas.

As 20 horas de curso estão direcionadas para que os 18 empresários e empresárias do trade turístico inscritos, além de dois servidores municipais que atuam na merenda escolar possam descobrir técnicas avançadas para se elaborar pratos como pintado a urucum, paçoca pantaneira, macarrão de comitiva, pacu assado à moda pantaneira, entre outros.

Edilson Magro, prefeito de Coxim, enfatizou que a melhoria no trabalho de gastronomia dos negócios locais vai ter resultado na melhor promoção do turismo no município, que está localizado em uma das bordas do Pantanal. “Estamos fazendo de tudo para melhorar o nosso turismo. Espero que os empresários e a população participem desse e de outros eventos e de cursos que estamos trazendo para melhorar mais o nosso trade turístico”, destacou o prefeito.

Priscila Proença, analista técnica do Sebrae/MS, comentou que Coxim tem uma cultura da culinária muito ligada ao peixe e a capacitação vai permitir um fortalecimento do que é trabalhado em restaurantes, pousadas e hotéis. “Esse curso da gastronomia vem para agregar na cidade e enriquecer a cultura daqui, que é das comidas locais, do peixe. O curso vai reforçar o conhecimento que os cozinheiros e restaurantes daqui têm. A cidade acaba ficando mais fortalecida, bem como a região, embasada na questão da gastronomia e culinária. É muito importante que os negócios que trabalham com alimentos sejam capacitados. Isso é uma bandeira local, que cria identidade, lembra de sabores, traz aconchego, é uma raiz daqui que se fortalece”, explicou.

Depois da realização do curso, três workshops vão somar-se para contribuir no conhecimento dos empreendedores de Coxim. No dia 24 de agosto, haverá a aula Entradas, prato principal e sobremesas (teórico). No dia 25, o workshop é sobre Jantar Pantaneiro harmonizado 1, com aula prática. Já no dia 26, é aula Jantar Pantaneiro harmonizado 2, também com prática para os alunos. Cada uma dessas atividades tem 4 horas de duração.

Mais informações sobre o trabalho desenvolvido pelo Sebrae/MS no âmbito do programa Cidade Empreendedora ligue para o número 0800 570 0800 ou acesse cidadeempreendedora.ms.sebrae.com.br.

Gastronomia na região Norte
Esse é o segundo curso de Gastronomia Pantaneira realizado na região Norte do Estado. Em Rio Verde de Mato Grosso, entre 18 e 22 de julho, empresários do município e merendeiras que atuam na rede de ensino também participaram da capacitação promovida dentro do Pró Pantanal e Cidade Empreendedora, do Sebrae/MS, em parceria com a Prefeitura de Rio Verde de Mato Grosso.

Outro município da região que vai receber esse treinamento é Sonora. O terceiro curso vai acontecer entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro, também com parceria com a Prefeitura local. Por lá, as aulas serão ministradas no Centro Municipal de Alimentação Escolar.

Pró Pantanal
O Pró Pantanal – Programa de Apoio à Recuperação Econômica do Bioma Pantanal é uma iniciativa do Sebrae para fomentar atividades econômicas nos eixos do turismo, da economia criativa e do agronegócio existentes no Pantanal. O programa ainda tem apoio da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Federação das Associações Empresariais de Mato Grosso do Sul (FAEMS), Instituto do Meio Ambiente de MS (Imasul) e Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro).

Para obter mais informações sobre o programa Pró Pantanal e suas ações, fale com o Sebrae, pelo pelo número 0800 570 0800. Visite o site oficial do programa clicando aqui.

Comente esta notícia