Sexta-feira, 26 de Abril de 2024


Saúde Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2015, 18:07 - A | A

Quarta-feira, 23 de Dezembro de 2015, 18h:07 - A | A

Dengue

Em Coxim, combate ostensivo ao Mosquito da Dengue resulta em efeito positivo

Assessoria de Comunicação
Andressa Lopes

A força tarefa lançada no último dia 02, pela prefeitura de Coxim por meio da Secretaria de Saúde e em parceria com os soldados do 47º Batalhão de Infantaria tem trazido resultados positivos com a queda de notificações da dengue.

Prefeitura de Coxim

Em Coxim, combate ostensivo ao Mosquito da Dengue resulta em efeito positivo

..


Esses dados foram repassados pelo secretário Municipal de Saúde, Rogério Souto que é satisfatório ver o resultado da força tarefa, mas que, no entanto, não podemos baixar a guarda. “Hoje o Mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, da Febre Chikungunya e Zika Vírus (causador de microcefalia). Temos que ter consciência que se o mosquito não nasce ele não pode se proliferar e consequentemente não há um surto de qualquer uma dessas doenças por ele transmitida. Precisamos da colaboração de toda a população, pois como já foi constatado cerca de 80% dos focos do mosquito estão nas residências das famílias”.

Desde que o trabalho foi iniciado foram visitados 2.337 imóveis, em média já foram encontrados 2.846 focos do mosquito e foram eliminados mais de 14,2 mil depósitos que serviriam de criadouro.

Foram realizadas visitas domiciliar de casa em casa na forma de mutirão em parceria com o 47º Batalhão de infantaria nas Vilas São Paulo; Santa Maria; Bela I, II e III, nos Bairros Senhor Divino I e II e Morada Alto São Pedro.

Receberam aplicação de inseticida com UBV Pesado (Fumacê), dois ciclos consecutivos os seguintes bairros com cobertura de 100%, com o objetivo de cortar a circulação viral destas localidades onde havia incidência de casos notificados de dengue: Vila São Paulo, Mendes Mourão, 1º de Maio, Santo André, Santa Adelaide, Vila Bela, Senhor Divino, Santa Maria, Morada Alto São Pedro e Vale do Taquari.

Para o prefeito Aluizio José as ações da Prefeitura de Coxim juntamente com o 47º Batalhão de Infantaria têm sido positivas, mas não podemos esquecer que o verão começou e com ele o período de chuvas. “A vigilância tem que ser constante, não só por parte do poder público, mas de cada cidadão e cidadã que tem que manter seus quintais limpos e eliminar todo e qualquer local de criadouro do mosquito. Precisamos que essa parceria com a população se perpetue para que não haja nenhum surto de dengue, ou outras doenças por ele causadas”.

Comente esta notícia