CapitalNews

Segunda-Feira, 19 de Agosto de 2019, 18h:57

Apenas 36% de empreendedores contribuem para previdência

A cada 10 empresários, quatro são contribuintes

Elaine Silva
Capital News

Deurico/Capital News

Dia das Mães movimenta comércio em Campo Grande

.Balanço foirealizado pelo IBGE e Sebrae.

Estudo elaborado pelo Sebrae com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) mostra que empreendedor mais estruturado e que formaliza o negócio é o que mais contribui. Em Mato Grosso do Sul, de um universo de 364 mil donos de negócios, apenas 36% contribuem para a previdência. Com essa estatística, o estado ocupa o 9º lugar no ranking nacional.

O número de empreendedores, de acordo com a assessoria, recolhem contribuições para garantir a aposentadoria é considerado baixo no país. Dos 28,2 milhões de donos de negócios brasileiros, 37% são segurados da previdência. Isso significa que a cada 10 empresários, quatro são contribuintes.

Segundo o estudo, a formalização está diretamente ligada à contribuição previdenciária. Somente em MS, 73% dos empreendedores com CNPJ contribuem para a previdência. Já no caso dos sem CNPJ, a proporção cai para 19%. O setor que mais contribui no Estado é o da Agropecuária, representado por 47% dos donos de negócios.

Ainda conforme a análise do Sebrae, o empreendedor mais estruturado, que formaliza o negócio e tem maior escolaridade, é o que mais adere à previdência. Já os menos estruturados, informais, sem sócios e empregados, são os que têm menor proporção de contribuintes.

O levantamento analisou dados do primeiro trimestre do ano e foi realizado com os chamados "donos de negócio". O termo reúne empregadores que exploram o próprio empreendimento, com pelo menos um funcionário, como os Microempreendedores Individuais (MEI); e os conta-própria, que atuam sozinhos ou com um sócio, mas não têm empregados. Neste caso, podem ser tanto empreendedores formalizados, como as Microempresas (ME) ou os profissionais informais, por exemplo.

 


Fonte: CapitalNews

Visite o website: wwww.capitalnews.com.br