Notícias de Coxim e MS | Capital News

Sexta-feira, 20 de Setembro de 2019, 09h:34

Bolsonaro afirma que vai investigar aumento abusivo do combustível

“Isso para mim é um abuso” afirmou o presidente

Laryssa Maier
Capital News

Youtube

Bolsonaro afirma que vai investigar aumento abusivo do combustível

Primeira live de quinta-feira em Brasília, após mais a cirurgia

Nesta quinta-feira (19) em Brasília, o presidente Jair Bolsonaro reclamou do aumento no preço de combustíveis praticado pelos postos. Ele citou que os postos já haviam aumentando o valor antes do ataque de drones, contra instalações petroleiras da Arábia Saudita, o qual ocorreu no sábado (14). 

 

Em uma live no facebook, transmitida diretamente do Palácio do Alvorada, o presidente explicou, “Ontem mesmo, em Brasília, antes desse anúncio da Petrobras [de aumento no preço], que foi no final da tarde, começo da noite, alguns postos subiram 5%, levando-se em conta o ataque de drones à refinaria lá da Arábia Saudita. O preço continuava o mesmo, [mas] teve aumento aqui. Isso para mim é um abuso. A gente vai pra cima deles, tudo que estiver de acordo com a lei, puder defender o consumidor, nós faremos". Bolsonaro estava acompanhado do diretor do Departamento de Biocombustíveis do Ministério de Minas Energia, Miguel Ivan Lacerda de Oliveira.

 

O presidente disse ter determinado à pasta uma investigação sobre eventuais práticas irregulares. "Estou em contato com o ministro das Minas e Energia e ele, obviamente, vai entrar em contato com a Agência Nacional de Petróleo, para ver o que está acontecendo, cartel, seja lá o que for, isso não pode continuar acontecendo". O aumento citado por Bolsonaro está sendo investigado pelo Instituto de Defesa do Consumidor do Distrito Federal (Procon-DF), que passou a notificar postos pelo aumento sem justificativa.

Política de preços

 

Bolsonaro destacou, a autonomia a qual a companhia tem que para definir sua política de preços e que não haverá interferência do governo nessa definição. Ele também condenou o ataque terrorista à maior refinaria de petróleo do planeta, na Arábia Saudita.

 

"Logicamente nós condenamos qualquer ataque terrorista. Esse ataque fez subir até 20% o preço do petróleo. O presidente da Petrobras resolveu segurar o preço o máximo possível, segurou, mas infelizmente, ontem, a decisão [de aumentar] é da Petrobras, não tem interferência nossa, é a Petrobras que faz sua política de preços, e aumentou em média 3% o diesel e a gasolina". 

 

Os reajustes anunciados foram de aumento, nas refinarias, de 3,5% na gasolina e 4,2% no óleo diesel. O preço final na bomba é sempre maior por causa da incidência de impostos, incluindo tributos federais e estaduais.