Notícias de Coxim e MS | Capital News

Sexta-feira, 13 de Dezembro de 2019, 18h:36

Produtora de leite em Eldorado triplica produtividade de leite

Com Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS

Laryssa Maier
Capital News

Divulgação/ Famasul

Angela

Produtora Ângela

Com planejamento e orientações da Assistência Técnica e Gerencial do Senar/MS, produtora de leite do município de Eldorado, Angela Pereira, conseguiu triplicar sua produção. Reforma de pastagem e nutrição animal foram alguns dos principais pontos repassados. 

 

Além da produção, a parte financeira da propriedade também melhorou. “A gente sempre trabalhava muito em cima do vermelho. O que a vaca te dá mês passado, ela come esse mês em forma de ração, quando não tem pasto. Agora a cabeça é mais aberta. Mudamos também. Agora recebemos uma orientação e temos que cumprir”, disse.

 

A principal melhoria citada por Angela foi a produtividade dos animais, principalmente em tempos de seca. “Hoje estamos com 140 litros de leite por dia, em plena seca. Nunca passamos uma seca dessas com esse volume de leite. Antes era 40 litros de leite por dia somente. Isso tudo com 19 animais e continuamos com o mesmo número de animais. O acompanhamento da técnica faz a diferença também. Sempre queremos fazer tudo certo para quando ela [técnica] voltar, ver que fizemos certo. Trabalhamos com vontade de evoluir”, relata.

 

Ao fim, Angela confirma que há uma transformação de vida com a ação do Senar/MS na propriedade. “Se a pessoa colocar em prática os ensinamentos, o Senar/MS transforma vidas sim! Tem que ter a mentalidade que precisa mudar e seguir as orientações. E agora vamos dar continuidade e melhorar cada vez mais. O nosso projeto é manter 200 litros de leite o ano todo. E vamos batalhar pra chegar nesse objetivo”, finalizou.

 

Segundo a Famasul, toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS nas propriedades contempladas pelos programas de assistência técnica e sobre as transformações no meio rural.