Notícias de Coxim e MS | Capital News

Sábado, 23 de Maio de 2020, 10h:15

Hospital da Missão Caiuás irá receber indígenas com Covid-19

Unidade está sendo estruturada e terá 42 leitos para pacientes não-graves da doença

Rogério Vidmantas
Capital News

A. Frota/Assecom

Délia Dourados

Prefeita Délia Razuk, secretária Berenice e assessores visitaram o hospital da Missão Caiuás

O aumento de casos da Covid-19 na Reserva Indígena de Dourados expôs a precariedade do sistema de saúde que atende a comunidade. As, até agora, 33 pessoas infectadas com o coronavírus foram levadas para uma casa de acolhimento da Igreja Católica para ficarem em isolamento. Para minimizar o problema, a Prefeitura Municipal, em parceria com o Grupo JBS, vão estruturar o Hospital Portal da Esperança, na Missão Caiuás,  para atender pacientes com a doença, disponibilizando 42 leitos.

 

Nesta quinta-feira (21), a prefeita Délia Razuk visitou o local acompanha pela secretária municipal de Saúde, Berenice de Oliveira Machado, do assessor especial Alexandre Mantovani, e do médico Ricardo do Carmo, membro do Comitê de Covid-19. O gerente da unidade local da JBS, Dirceu Rech, também esteve no na unidade, onde foram recebidos pelo reverendo Benjamin Bernardes, superintendente executivo da Missão Caiuás e pelo responsável técnico, enfermeiro Eder Mariola.

 

O gerente da JBS explicou que já está encaminhada a aquisição de 22 camas com colchões, que o fornecedor deve entregar nos próximos dias. A empresa também se propôs a reformar o chamado Centrinho, adequando para a colocação de outras 20 camas, totalizando 42 leitos de enfermaria para pacientes da Covid-19, a principio em estão não grave da doença. No hospital, 47% dos colaboradores são indígenas, o que facilita a relação entre paciente e os profissionais.

 

Délia Razuk disse que a gestão não tem medido esforços no sentido de fortalecer a saúde indígena e fortalecer o trabalho de assistência desenvolvido pelo Cras Indígena e demais equipamentos públicos. “Estou confiante e agradecida pela possibilidade de parcerias como esta que formalizamos com a JBS. Com ações com esta vamos avançar cada vez na melhoria dos serviços prestados, não só à comunidade indígena, como também a toda a população douradense”, comentou.