Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cultura e Entretenimento Sábado, 21 de Agosto de 2021, 11:51 - A | A

Sábado, 21 de Agosto de 2021, 11h:51 - A | A

Cultura

MS sedia Encontro Folclórico de Comitivas Pantaneiras

Evento será iniciado neste sábado

Lethycia Anjos
Capital News

Edemir Rodrigues/Portal MS

Coxim sediará Encontro Folclórico de Comitivas Pantaneiras

Comitivas pantaneiras MS

Município de Coxim, no interior de Mato Grosso do Sul, inicia neste sábado (21), o 1º Encontro Folclórico de Comitivas Pantaneiras. O projeto contemplado por meio do Edital 01/2019, precisou passar por readequações devido a pandemia da Covid-19, para que fossem atendidos os protocolos de biossegurança e as restrições sanitárias para conter a disseminação do Coronavírus.

 

Autor do projeto, o artesão e pequeno empreendedor pantaneiro, Júlio Pipoca explica que a proposta tem o intuito de fomentar a manifestação cultural festiva, celebrando os costumes e tradições das Comitivas Pantaneiras de Mato Grosso do Sul. “A Comitiva Pantaneira é a tradição do homem pantaneiro, e é muita coisa que envolve e formam a nossa cultura. A história do homem pantaneiro é o modo de falar, os causos, a culinária típica, o tocar do berrante, as bruacas de carga, a trempe, os arreios diversos, os ritmos regionais, a indumentária pantaneira e um monte de coisas mais. Tudo isso vai ser exposto no encontro”, destacou.

 

Entre as ações programadas para o evento, estão o preparo da culinária típica pantaneira e apresentações culturais referentes à cultura pantaneira.

 

De acordo com o elaborador da proposta, Ariel Albrecht, o projeto é resultado da parceria entre o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “Vêm fomentando ações e projetos de incentivo à promoção da cultura pantaneira como fator de geração de emprego e renda, e, que através do conceito de economia criativa, tem promovido o desenvolvimento sustentável nos municípios de Mato Grosso do Sul e no Pantanal”, ressaltou via assessoria.

 

Conforme o Governo do Estado, o projeto conta com apoio da Gerência Municipal de Turismo de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável da Prefeitura de Coxim.

 

Ariel Albrecht explica que a pandemia impactou diversos setores da cultura e do turismo, segundo ele projetos como este são extremamente importantes para a retomada destes setores nos municípios do interior de MS, pois fomentam a geração de volume de negócios, emprego e renda para as comunidades regionais.

 

Serviço:

O evento será realizado entre os dias 21 de agosto a 26 de setembro, sempre aos sábados e domingos, das 17h às 20h, na praça da antiga concha-acústica de Coxim.

 

Comente esta notícia