Notícias de Coxim e MS | Capital News

Quinta-feira, 09 de Setembro de 2021, 10h:51

Hemosul promove campanha para ampliar doações de sangue

Estoques reduziram consideravelmente com o retorno das cirurgias eletivas

Lethycia Anjos
Capital News

Divulgação/Assessoria

Funcionários da concessionária de águas de Campo Grande realizam doação de sangueFuncionários da concessionária de águas de Campo Grande realizam doação de sangue

Campanha visa ampliar o número de doações

Devido aos baixos estoques de sangue ocasionados pela redução das doações desde o início da pandemia de Covid-19, o Hemosul de Coxim, no interior de Mato Grosso do Sul, promove na próxima segunda e terça-feira, dias 13 e 14 de setembro, mais uma campanha de doação de sangue. 

 

Conforme o Hemocentro, doações de todas as tipagens sanguíneas são bem vindas, visto que a demanda aumentou consideravelmente após o retorno das cirurgias eletivas.

 

Para doar é preciso atentar-se às regras, levar documento oficial com foto, como a carteira de identidade ou de motorista, ter entre 16 e 69 anos, pesar 55 quilos ou mais, estar bem alimentado e ter realizado a primeira doação antes dos 60 anos, acima desta idade, apenas quem já é doador de sangue. Vale ressaltar que menores de 18 anos só podem doar se estiverem acompanhados dos pais ou responsável legal.

 

De acordo com a Lei nº 1.075, doenças como diabetes, hipertireoidismo, hanseníase, tuberculose e câncer, assim como portadores de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Doença de Chagas, Hepatite, AIDS, Sífilis são inaptos a doarem. Em caso de gripe ou crise alérgica deve-se esperar sete dias após o desaparecimento dos sintomas para doar sangue.

 

Pessoas que receberam a vacina H1N1 devem esperar 48 horas para realizar a doação de sangue. Quem se vacinou contra a Covid-19 precisa se atentar aos prazos de cada imunizante. Pessoas vacinadas com a Coronavac/Butantã precisam esperar 48 horas para doar. Já para a vacina Astrazeneca/Oxford/Fiocruz é necessário esperar 7 dias para doar. A vacina da Pfizer exige o prazo de 7 dias de espera para efetivar a doação.

 

Serviço:

O Hemosul está localizado na Av. Gaspar Reis Coelho, anexo ao Hospital Regional Álvaro Fontoura da Silva. Os atendimento serão realizados na segunda-feira (13) das 7h às 11h e das 13 às 17h e na terça-feira (14) das 7h às 11h. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone:  (67) 99936-1966.