Notícias de Coxim e MS | Capital News

Segunda-feira, 16 de Maio de 2022, 09h:56

MS atrai empresas e tem geração de emprego em todas as áreas

Mesmo com a pandemia de Covid-19, MS acumula resultados positivos

Enoque Trefzger
Capital News

Divulgação/Portal MS

MS atrai empresas e tem geração de emprego em todas as áreas

Fabiana Costa da Silva conseguiu emprego a 200 metros de casa

Mesmo com a pandemia de Covid-19, Mato Grosso do Sul acumula resultados positivos na geração de empregos em todas as áreas. Fabiana Costa da Silva, de 26 anos, começou a trabalhar como operadora de caixa em um atacarejo inaugurado na última quarta-feira (11), no Jardim Noroeste,na Capital.

 

O novo local de trabalho fica a 200 metros da casa dela. “Graças a Deus fomos abençoados. É uma oportunidade perto da minha casa, duas esquinas. Posso ver meu filho na hora do almoço, esquentar comida para ele. Não preciso pegar ônibus. É uma coisa muito gratificante”, conta Fabiana.

 

Novo emprego é na 4ª unidade do atacarejo Mister Junior, rede responsável por 450 empregos diretos. O proprietário, Francisco Rodrigues Coelho Junior, conta que a intenção é fornecer diversos produtos de qualidade.

 

“Estamos há 30 anos no mercado. Aqui no Noroeste, montamos uma grande estrutura, inclusive com açougue e padaria. Além de gerar empregos diretos e indiretos, a implantação das nossas unidades valoriza a região. Observamos isso quando inauguramos a unidade no São Conrado, em 2019”. afirma Junior.

 

Divulgação/Portal MS

MS atrai empresas e tem geração de emprego em todas as áreas

Recém-contratada, Sônia Aparecida da Silva tem esperança de crescimento

Sônia, começou a trabalhar na padaria. “Passei na seleção aqui e por ser uma empresa que está crescendo também eu vi a oportunidade junto a eles. Estou fazendo de tudo um pouco para ver, lá na frente, o que a gente melhor se encaixa. Lá dentro da padaria eu mexo dentro da confeitaria seca, da gelada, atendo balcão e ajudo a fazer o pão, a massa”.

 

Desempregada há 6 meses,afirma.“Faz falta você se sentir estabilizado porque estando empregado com salário fixo, você tem projetos, tem planos. E você desempregado não pode fazer nenhum planejamento. Agora, com essa oportunidade, nesta empresa tão grande, nos trouxe essa esperança, de nós podermos crescer dentro dela”, acrescentou.

 

A geração de empregos é, em parte, reflexo de ações do governo, que adotaram protocolos de biossegurança, medidas para impulsionar a vacinação da população e criaram um ambiente favorável para a atração de indústrias e investimentos. 

 

De acordo com dados da Funtrab (Fundação do Trabalho de MS),o comércio, teve um crescimento de 11.499 vagas no mercado formal de trabalho no ano passado e novo saldo positivo nos primeiros três meses de 2022 (261), é apenas um dos setores a crescer no Estado. Todos os segmentos - agropecuária, construção, indústria, serviços e comércio - ampliaram as vagas no mercado de trabalho formal em 2021 e no primeiro trimestre de 2022, mesmo com a pandemia.

 

O maior destaque na geração de empregos ficou por conta do setor de serviços, com uma explosão de 14.619 vagas em 2021 e 7.697 em apenas três meses deste ano.