Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Rural Segunda-feira, 27 de Junho de 2022, 17:14 - A | A

Segunda-feira, 27 de Junho de 2022, 17h:14 - A | A

Agricultura familiar

Equipamentos entregues pela prefeitura beneficiam agricultura familiar na Capital

Repasse dos equipamentos foi feito nesta segunda

Iury de Oliveira
Capital News

Divulgação/Prefeitura de Campo Grande

Equipamentos entregues pela prefeitura beneficia agricultura familiar na capital

Alguns dos equipamentos entregues

 

A prefeita de Campo Grande Adriane Lopes realizou nesta segunda-feira (27) o repasse de um total de 24 equipamentos agrícolas às comunidades e associações da agricultura familiar. A ação, realizada em parceria com o governo do estado e bancada federal, vai beneficiar mais de 1.200 famílias.

 

Na entrega dos maquinários a prefeita Adriane Lopes ressaltou a importância da produção. “A agricultura familiar tem um papel fundamental no nosso dia a dia, não apenas na produção de uma alimentação de qualidade, mas também na composição da nossa economia, e com essa entrega vamos levar mais agilidade às atividades rurais e  fortalecer a produção da agricultura familiar em Campo Grande”.

 

Entre os assentamentos contemplados estão Gameleira, Nova Era, Três Corações, Projeto Horta da UFMS, Associação Três Barras, Comunidade Quilombola e Buriti.

 

Quem está na lista para receber o maquinário comemora. O presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais Nova Era, o produtor Francisco Renan Dias destaca a importância dos novos equipamentos. “Hoje temos um trator muito antigo, com mais de 15 anos e agora vamos ganhar um novo kit com trator, pulverizador, calcareadeira, ensiladeira e uma plantadeira de mandioca que vai ajudar com a nossa produção”, disse ele.

 

Os equipamentos também vão beneficiar os produtores na Gameleira, na saída pela Sidrolândia. Na região, 70 produtores desenvolvem hortifruti, queijo, suíno e eucalipito. “Esses maquinários vão facilitar nossa plantação em todas as suas diversificações, e também vai colaborar com o nosso projeto de montar uma bacia leiteira – como uma agroindústria para produzir mil litros de leite por dia e aumentar nossa produção de queijo”.

 

Adelaido Vila, secretário da Sidagro, lembra outros projetos já executados pela Prefeitura voltados ao agronegócio. “Essas máquinas e equipamentos fazem parte de um planejamento e esforço para atender todos os produtores da agricultura familiar de Campo Grande e que vão potencializar a nossa capacidade de atendimentos, somando junto com outras políticas públicas que estão em curso como o projeto de comercialização Circuito Verde, feiras, fomento que provavelmente venha com a nova safra”, avaliou.

 

O recurso para aquisição dos veículos é proveniente do Governo do Estado e de emenda parlamentar do senador Nelsinho Trad e os deputados federais Luiz Ovando, Vander Loubet e Tereza Cristina.

 

A cerimônia contou com a presença dos deputados federais Luiz Ovando e Vander Loubet; vereadores Ayrton Araujo, Edu Miranda e Sandro Benites; deputado estadual Lídio Lopes; diretor-executivo da Agraer Fernando Alves; além de secretários municipais.

 

Comente esta notícia


Reportagem Especial LEIA MAIS