Quinta-feira, 25 de Abril de 2024


Cotidiano Sexta-feira, 29 de Julho de 2022, 18:16 - A | A

Sexta-feira, 29 de Julho de 2022, 18h:16 - A | A

Coxim

Julho Amarelo: Prefeitura de Coxim realiza ação neste sábado dia 30

Da Assessoria
Augusto Marques

Google Street View

Julho Amarelo: Prefeitura de Coxim realiza ação neste sábado dia 30

Praça João Ferreira de Albuquerque

Em alusão ao Julho Amarelo, mês de alerta, identificação e tratamento precoce as hepatites virais. Neste sábado dia 30 a Prefeitura de Coxim através da Secretaria Municipal de Saúde realiza um Drive Trhu na praça João Ferreira de Albuquerque das 8h às 12h, com realização de testes rápidos de hepatite B e hepatite C e, entrega de brindes aos participantes.

Julho é o mês destinado a campanhas de conscientização sobre as hepatites virais, nacionalmente conhecido como Julho Amarelo, durante todo o mês autoridades em saúde alertam a população sobre as hepatites virais, doenças associadas à cirrose hepática e ao câncer no fígado.

Todos estão convidados para passar no Drive Trhu para prestigiar e fazer o teste.

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde as hepatites virais são um grave problema de saúde pública no Brasil e no mundo. A hepatite é a inflamação do fígado. E pode ser causada por vírus (hepatites virais), uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas.

O diagnóstico é feito por meio de testes de função hepática e sorologia, para identificar o vírus. Um dos testes mais comuns é o teste rápido, pois, são práticos e de fácil execução e o resultado sai em minutos.

A hepatite B é considerada uma infecção sexualmente transmissível, uma vez que a principal fonte de contaminação é a relação sexual desprotegida. Dessa forma, a prevenção da hepatite B é realizada pelo uso do preservativo nas relações sexuais, tendo a vacinação como medida mais efetiva. O vírus da hepatite C transmite-se, principalmente, por via sanguínea, bastando uma pequena quantidade de sangue contaminado para transmiti-lo, se este entrar na corrente sanguínea de alguém através de um corte ou uma ferida, ou na partilha de seringas.

Divulgação/Prefeitura de Três Lagoas

Julho Amarelo: Prefeitura de Coxim realiza ação neste sábado dia 30

..

Comente esta notícia