Quarta-feira, 24 de Abril de 2024


Oportunidades Domingo, 15 de Setembro de 2019, 08:24 - A | A

Domingo, 15 de Setembro de 2019, 08h:24 - A | A

Ensino Médio

IFMS abre dois novos cursos técnicos integrados em Coxim

Ingresso é por meio do Exame de Seleção 2020

Elaine Silva
Capital News

Dois novos cursos técnicos integrados ao ensino médio do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) serão ofertados a partir de 2020 no Campus de Coxim. São ofertadas 40 vagas para o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas, que veio substituir o curso técnico em Informática, e 40 vagas para o curso técnico em Aquicultura, que atende a uma demanda do município por profissionalização no setor pesqueiro.

 

Será aplicada no dia 24 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS tem campus. Conforme a assessoria a prova terá 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Previsão é que o gabarito seja divulgado no dia seguinte. O resultado preliminar está previsto para 16 de dezembro. No dia 20 serão divulgados o resultado final e a primeira chamada, com matrículas entre 14 e 17 de janeiro. 

 

A proposta é dar aos estudantes alternativas de formação que preservem a tradição cultural da pesca, promovam acesso mais rápido ao mundo de trabalho e contribuam para o desenvolvimento local. Um dos objetivos do novo curso é exatamente orientar os estudantes sobre como aumentar a produção de pescado, preparando profissionais para atuar em empresas do setor ou até mesmo empreender na área. 

 

O processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFMS no primeiro semestre do ano que vem foi aberto na semana passada. São ofertadas 1.440 vagas em dez municípios. Todas as informações estão disponíveis na página do Exame de Seleção 2020.

 

Inscrições

As inscrições deverão ser feitas entre 12 de setembro e 6 de novembro, pela Central de Seleção do IFMS.  Além de ter o ensino fundamental completo até a data da matrícula no IFMS, prevista para janeiro de 2020, o interessado deve ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em seu nome. O número deverá ser informado na inscrição.

 

Também é fundamental que o interessado leia atentamente o edital do Exame de Seleção 2020 para compreender todas as regras do processo seletivo, cronograma e demais informações de interesse.

 

Em caso de dúvidas, o contato com a comissão responsável pelo processo seletivo é [email protected].

 

Cotas

Metade das vagas do Exame de Seleção 2020 é reservada a candidatos que estudaram em escola pública. Desse total, há cotas para aqueles que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

 

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição. Os cotistas deverão comprovar essa condição no ato da matrícula, caso contrário perderá a vaga.

 

Comente esta notícia